Contrariando o mito, musculação reduz pressão arterial!!!

27-06-2011 22:06

O que seria Pressão arterial

A pressão arterial é o que mantém o sangue circulando no organismo. Tem início com o batimento do coração. A cada vez que bate, o coração joga o sangue pelos vasos sangüíneos chamados artérias. As paredes dessas artérias são como bandas elásticas que se esticam e relaxam a fim de manter o sangue circulando por todas as partes do organismo. O resultado do batimento do coração é a propulsão de uma certa quantidade de sangue (volume) através da artéria aorta. Quando este volume de sangue passa através das artérias, elas se contraem como que se estivessem espremendo o sangue para que ele vá para a frente. Esta pressão é necessária para que o sangue consiga chegar aos locais mais distantes, como a ponta dos pés, por exemplo.

…..A alegação: levantar peso pode prejudicar a pressão arterial.

…..Os fatos: É bem sabido que exercícios aeróbicos regulares têm a capacidade de melhorar a circulação e de reduzir a pressão arterial entre aqueles que os praticam. Mas e quanto a exercícios de levantamento de peso?

Por anos, as pessoas que sofrem de hipertensão foram alertadas de que exercícios com pesos eram perigosos, porque os médicos temiam que os picos de pressão arterial registrados durante exercícios desgastantes com pesos pudessem causar problemas arriscados e, em longo prazo, resultar em elevação da pressão arterial.
No entanto, os estudos conduzidos sobre a questão não propiciaram muitos indícios que sustentassem essa preocupação. E, nos últimos anos, alguns estudos de grande porte chegaram na verdade à conclusão oposta: a de que levantar pesos efetivamente reduz a pressão arterial medida com o corpo em repouso, porque, com o ganho de força dos músculos, a demanda cardíaca se reduz quando a pessoa está realizando suas atividades cotidianas.
Por exemplo, uma análise publicada pela revista Hypertension envolvia o exame de 11 testes clínicos, nos quais 182 adultos que levantam pesos diversas vezes por semana eram comparados a 138 outras pessoas que não o fazem. Em termos gerais, os estudos chegaram à constatação de que levantar pesos resultava em redução da ordem de 2% na pressão arterial sistólica em repouso (o número mais alto em uma leitura de pressão) e da ordem de 4% na pressão diastólica (o número mais baixo em uma leitura de pressão) – pequenos ganhos que podem promover forte melhora na saúde cardiovascular.
Outro relatório, este da Associação Cardíaca Americana, publicado pela revista Circulation, constatou que apenas duas ou três sessões de levantamento de peso por semana bastavam para propiciar redução na pressão arterial.
A associação afirma que o treinamento de resistência também pode beneficiar pacientes cardíacos, mas recomenda que estes primeiro consultem seus médicos em busca de orientação. A conclusão: exercícios de levantamento de peso na verdade reduzem a pressão arterial do corpo em repouso.

 

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