DIETA MARIUSZ PUDZIANOWSKI BY NUTRICAO DESCOMPLICADA

02-02-2012 18:24

 

Mariusz Pudzianowski
Este post servirá para exemplificar que, seja na nutrição ou na musculação, ou em esportes em geral, não existe certo ou errado; existem estratégias diferentes para se chegar ao objetivo. O importante é chegar lá!

Mariusz Pudzianowski é polonês, pentacampeão mundial do evento "O Homem Mais Forte do Mundo", que passa na ESPN frequentemente. As competições se baseiam normalmente em levantamentos de pedras, toras de madeira, carros e outras peças do cotidiano. Arrastar um trem ou um caminhão também são provas da competição.

Não vou discorrer sobre o treinamento dele, já que não é o objetivo do blog, mas consiste em treinos longos de exercícios próximos dos da competição e levantamentos com pesos livres: agachamento, levantamento-terra, desenvolvimento de ombros, supino reto, etc. Essas sessões podem durar até 3 horas, sendo que em certos dias ele treina duas vezes, totalizando perto de 6 horas de treino. Segundo ele, as lesões são infrequentes pois faz um trabalho articular e aeróbio muito bom: natação, pular corda e muita corrida.

A dieta do indivíduo é extremamente incomum e não deve ser seguida por ninguém, exceto com acompanhamento nutricional. O objetivo deste post é simplesmente demonstrar que existem diferentes dietas, para indivíduos distintos, em situações únicas. Pode ser que seu metabolismo seja muito diferente, requerendo uma estratégia também diferenciada. O caso é parecido com o do Michael Phelps, que publicou sua dieta na época das Olimpíadas. Apesar de eu duvidar de muitos aspectos dela, acho que ele deve seguir uma dieta nos moldes parecidos.

Vamos à dieta do Mariusz, para posteriormente comentar os aspectos mais relevantes dela.

Desjejum

10 ovos inteiros
1kg-1,5kg de bacon

Colação

Muitas barras de chocolate (Snickers, 3 Musketeers, Twix)

Almoço

2 pratos de carne de porco, com batatas e repolho (o tradicional sauerkraut, para quem conhece)

Uma hora depois do treino

Aminoácidos
Vitaminas
Creatina
Magnésio
Outros suplementos
Chocolates

Jantar

Carne, repolho e batatas

Meia-noite

Shake de proteína
Chocolates

3~4 da manhã

Chocolates

Como podem ver, a dieta é extremamente calórica. Chega-se fácil às 10000 calorias por dia. Para muitos, pode parecer um absurdo. O valor recomendado para uma pessoa comum, homem, é de 2500 calorias. Com efeito, se uma pessoa comum ingerisse essa quantidade calórica, estaria no caminho para ser um lutador de sumô, com vários problemas cardiovasculares e de alto índice de triglicerídeos e colesterol no sangue. Apesar disso, devido ao treinamento especial e a uma genética favorável, Mariusz Pudzianowski faz parte da elite do esporte de levantamento de pesos. Quem sou eu para discordar da dieta?

Um prato típico alemão e polonês: chucrute. Delicioso, por sinal. Fonte:http://www.littleshamrocks.com/image-files/sweet_sauerkraut_pork2.jpg.

Vamos aos fatos da dieta:

Muito chocolate e doces geram um aporte calórico enorme, principalmente na forma de carboidratos de alto índice glicêmico. Apesar disso, como são alimentos gordurosos, o índice glicêmico é reduzido e torna-se uma boa pedida para alimentação antes de exercícios aeróbios. Um alto índice de gordura nos alimentos também favorece a síntese de colesterol, que ultimamente leva à formação de testosterona e outros hormônios, como a vitamina D. Com efeito, uma alimentação gordurosa tem o poder de aumentar o nível de testosterona, elevando a agressividade, efeitos anabólicos e provocando um bem-estar.

Chocolates são muito calóricos, mas contêm antioxidantes e flavonóides. Fonte:http://www.radiozfm.org/portalz/images/stories/noticias/chocolate.jpg.

A dupla ALTO LIPÍDIO - ALTA PROTEÍNA, proporcionada pela ingestão de chocolates e muita carne é ideal para atletas de levantamento de peso, que apresentam pouco gasto calórico proveniente de glicogênio. Ainda, o exercício aeróbio intenso que o atleta segue ajuda a manter o percentual de gordura baixo.

As desvantagens da dieta para um indivíduo comum são várias: primeiramente, o desjejum não apresenta nenhum carboidrato. Como dito anteriormente, no desjejum é importante que haja algum carboidrato, principalmente de índice glicêmico elevado e fácil absorção e digestão, para que o corpo inicie o dia com muita energia. O consumo demasiado de barras de chocolate e outros alimentos gordurosos e doces em geral pode levar a um estado diabético, obesidade, gota, hipertensão e problemas cardiovasculares, sintetizado pelo termo síndrome metabólica, muito utilizado hoje em dia.

A temida dupla bacon e ovos pode ser utilizada sabiamente. Fonte:http://shop.hotscot.net/customer_images/E5EF3591-DC95-4F40-86AC-F4B558D092A6/large/organic%20bacon%20-%20large.jpg.

Cabe ressaltar novamente que a dieta é extremamente eficaz para o atleta. Pode não funcionar para você, mas funciona para ele. Um atleta de ponta como ele tem uma série de profissionais altamente competentes cuidando de cada aspecto da vida: treinamento, alimentação, competições, etc. Além disso, ele é patrocinado pela MET-RX, uma grande empresa de suplementos de excelente qualidade. Não se atenham à dieta em si, mas sim aos comentários e os motivos que provavelmente o levaram a segui-la.

Há outros tipos de dieta que também serão tratados aqui, como a Dieta do Atkins, A Dieta de South Beach, A Dieta do Tipo Sanguíneo, etc. O meu trabalho aqui não será simplesmente concordar ou discordar com as dietas, mas sim apresentar os pontos positivos e negativos de cada uma, e explicar melhor o que cada uma delas representa.

Como disse anteriormente, não há dieta certa ou errada, há sim uma necessidade temporária do organismo de ingerir determinados alimentos em uma época específica do treinamento ou da vida. O objetivo do nutricionista é adaptar cada alimentação à situação atual do cliente, seja ele atleta, sedentário ou simplesmente um indivíduo que procura o bem-estar.

fonte: nutricaodescomplicada
 

___________________________________________________
VISITE O SITE BIGMONSTRO
 
Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados para BIGMONSTRO

Aviso Legal: Recusamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações disponibilizadas através do site BIGmonstro, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação sobre temas da musculação, e cujos artigos expressam somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico nutricional ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um profissional devidamente credenciado em seu conselho regional. As informações fornecidas não são individualizadas. Portanto, um profissional deve ser consultado antes de se iniciar uma atividade física.