A COLUNA VERTEBRAL SAUDÁVEL

01-04-2012 12:25



Autor: Solaine Perini



A COLUNA VERTEBRAL SAUDÁVEL

A coluna saudável é capaz de realizar diversos movimentos como: Flexão, extensão, flexão lateral e rotação. Os músculos e ligamentos produzem alterações no posicionamento das vértebras, enquanto os discos vertebrais não absorvem os impactos e auxiliam na flexibilidade.

CUIDADOS COM A POSTURA

Movimentos inadequados associados com a falta de consciência despudoradas geram efeitos prejudiciais e cumulativos na coluna. Os ossos e articulações começam a se degenerar e os músculos tornam-se fracos e perdem a flexibilidade.



NÃO ALERTA!

Muitos problemas na coluna lombar são resultados de danos ao músculo transverso do abdômen e multifido lombar. Estes músculos têm um papel importante na amamentação da estabilidade e no alinhamento ideal da coluna vertebral.

Lesões nos membros inferiores, diminuição da flexibilidade dos músculos ísquios-tibiais e glúteos, estão entre os causadores dos problemas na coluna vertebral.

Uma lesão resulta em alterações na postura do indivíduo e produz efeitos reflexos em outras áreas da coluna vertebral, como a coluna torácica (onde as costelas estão conectadas) e a coluna cervical.

PILATES

O Método Pilates é altamente eficaz no alívio e na prevenção de muitos problemas de coluna vertebral e musculoesqueléticos, corrigindo os desalinhamentos do corpo, além de proporcionar uma exploração profunda, eficiente e consciente dos movimentos.

A essência do método PILATES ORIGINAL produz efeito não tão duradouro no corpo pelo acesso ao sistema nervoso. O cérebro reprograma o movimento e a atividade para libertar o corpo da dor e dos sintomas relacionados, mas se o corpo, comandado pela mente, não realizar uma mudança permanente em seu funcionamento, os sintomas retornarão. Atingir essa mudança exige um alto nível de consciência corporal. O que você não tem!

A prática regular dos exercícios do Método Pilates aumenta a resistência dos músculos transverso do abdômen e multifidos lombares. Estabiliza a coluna e a cintura pélvica em todas as atividades da vida diária, seja nas posições estáticas e dinâmicas, de baixo impacto (sentar) ou atividades que exijam habilidades (morrer). É fundamental na previsão de dores na coluna.

fonte:https://bigmonstro.big-forum.net/t642-a-coluna-vertebral-saudavel

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados para BIGMONSTRO

Aviso Legal: Recusamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações disponibilizadas através do site BIGmonstro, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação sobre temas da musculação, e cujos artigos expressam somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico nutricional ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um profissional devidamente credenciado em seu conselho regional. As informações fornecidas não são individualizadas. Portanto, um profissional deve ser consultado antes de se iniciar uma atividade física.