Como evitar lesões no treino

30-10-2010 19:12

 

                                                                              

De nada adianta fazer um treino hardcore e acabar com uma lesão que o afastará da academia por meses. Aprenda a evitar as lesões mais comuns na academia e tenha maiores ganhos!

 

1 – Aquecimento

Pois é, esta é a dica mais manjada que existe para evitar lesões, porém uma das mais importantes e que muita gente pula. Alguns indivíduos chegam na academia tão empolgados para fazer supino que pulam o tão importante aquecimento, isto é um grande erro. O aquecimento aumenta a temperatura corporal, desta forma lubrificando os seus ligamentos e tendões.

Aeróbicos de baixa intensidade são o suficiente para aquecer o corpo e evitar lesões, faça de 5-10 minutos uma caminhada na esteira ou bicicleta, após isto faça uma série com 20 repetições sem peso no primeiro exercício do dia, para irrigar os músculos, tendões e juntas da parte que você irá trabalhar.


2 – Alongamento

Fugir do alongamento causa encurtamento muscular, isto deixa os seus músculos e tendões vulneráveis à lesões. Sem contar que é prejudicial à estética do músculo, você nunca terá aquele peito de gorila por exemplo se não alongar toda vez que treinar o peito. Faça um curto alongamento antes de começar o treino com as áreas trabalhadas no dia, e um alongamento completo no término do treino.


3 – Controle e Execução dos Exercícios

Muito cuidado com a execução dos exercícios. Tenha bom senso com as cargas, sempre execute os exercícios de forma controlada. Executar um exercício de forma errada e com bastante carga pode gerar lesões sérias. Um movimento em uma direção errada é o suficiente para causar algum estrago, tenha muita atenção.

4 – Precauções

Chame o seu instrutor ou amigo sempre que for aumentar as cargas em algum exercício, para que em caso de emergência sempre haja alguém para lhe socorrer ou até mesmo corrigir uma possível má postura no exercício.

6 – Cinturões

O famoso cinturão de academia pode ajudar você a evitar várias lesões na lombar, mas não abuse do seu uso, pois o corpo precisa desenvolver a sua própria resistência contra lesões. Use sempre o cinturão quando for realizar uma repetição máxima ou uma série pesada no agachamento, levantamento terra ou rosca direta.

7 – Faça exercícios para a lombar

Exercícios como o famoso levantamento terra e o good morning aumentam a resistência da lombar, que é uma região muito sensível a lesões e de difícil recuperação. O aumento da resistência nesta região pode evitar lesões em vários exercícios e até mesmo fora da academia, quem nunca machucou as costas quando foi se abaixar subitamente ? Com uma lombar forte, diga adeus a este tipo de lesão.

Tipos de Lesões
 
1 – Tendinite: Inflamação do tendão que conecta o músculo ao osso.
2 – Distensão: Excesso de alongamento de um músculo.
3 – Deslocamento: Excesso de alongamento de um ligamento que conecta dois ossos.
4 – Bursite: Inflamação da bursa, uma bolsa sinovial que é utilizada na articulação para evitar o atrito do tendão com o osso.
5 – Avulsão: Simplesmente o rompimento do músculo. Tipicamente na junção do músculo com o tendão.
6 – Contusão: Machucado gerado por impacto.
7 – Fratura: Quebrar um osso. Pode ser fatura completa ou parcial.

Lesões Mais Comuns
 
1 – Distensão no Pescoço: Lesão por estresse nos músculos do pescoço. Comuns ao fazer encolhimento e agachamento livre.

2 – Rompimento do Peitoral: Lesão que resulta o rompimento do tendão que conecta o peitoral maior ao ûmero. São comuns em atletas que estão treinando sob forte efeito de esteróides anabolizantes. Geralmente ocorrem no supino reto devido ao excesso de carga.

3 – Distensão e Deslocamento nas Costas: Indicados por dor no centro da lombar, junto com a parte superior dos músculos do glúteo. Geralmente ocorrem por excesso de carga ou má forma na hora de executar agachamento e levantamento terra.

4 – Distensão e Deslocamento nos Joelhos: Pode ocorrer rompimento de menisco, tendinite patelar e até bursite. Geralmente ocorrem por postura incorreta durante a execução do stiff, levantamento terra, leg press e agachamento.

O Que Fazer Em Caso de Lesão
 
1 – Procure um Médico: Parece ser o óbvio, mas muita gente não faz. Prefere tentar a simpatia que a vizinha ensinou do que procurar um profissional. Quanto mais cedo você procurar ajuda, mais cedo você volta para a academia.

2 – Paciência: Tenha paciência e espere a recuperação completa para voltar a treinar, do contrário você pode piorar o quadro e ficar muito mais tempo sem poder ir para a academia.

3 – Bom Senso: Se algum exercício faz a área lesionada doer de qualquer forma, corte estes exercícios do seu treino.


Conclusão

A prevenção contra as lesões deve ter prioridade máxima na rotina de qualquer marombeiro. Pois um machucado pode manter qualquer pessoa longe da academia por tempo indeterminado ou na pior das hipóteses, fazer você se aposentar do treino com pesos para sempre.(Bate na madeira)

Ninguém tem o corpo fechado(vide filme do Bruce Willis), uma hora ou outra a lesão chega até você e pode ser tarde demais!

 
 
abraço e bons treinos!!!

 

 


Fonte : Hipertrofia blog

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados para BIGMONSTRO

Aviso Legal: Recusamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações disponibilizadas através do site BIGmonstro, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação sobre temas da musculação, e cujos artigos expressam somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico nutricional ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um profissional devidamente credenciado em seu conselho regional. As informações fornecidas não são individualizadas. Portanto, um profissional deve ser consultado antes de se iniciar uma atividade física.