OBESIDADE UM ALERTA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

23-09-2011 21:25

É na infância, que adquirimos a maior parte das células adiposas, responsáveis pelo armazenamento de gorduras em nosso corpo. Essas células são muito elásticas, e estimuladas pelo excesso de alimentos, são capazes de armazenar gorduras até 10 vezes o seu tamanho. E esse fator poderá atingir a adolescência e também a fase adulta, se não for tratada cedo. A obesidade pode resultar de fatores ambientais, metabólicos, emocionais e até genéticos. E também pode ser a soma de todos eles.

A vida sedentária é grande responsável pelos 95% de todos os casos de obesidade, o excesso de alimento e a pouca atividade física contribuem para isso.
Sabe-se que a obesidade provoca complicações fisiológicas cumulativas, como alterações na estrutura óssea, respiratória e cardiovasculares que provavelmente irão aparecer na adolescência.

Quanto mais cedo se desenvolver a obesidade e quanto mais tempo demorar a ser resolvida, maiores serão as chances desses problemas se tornarem graves na idade adulta.
Uma das soluções encontradas e a mais correta, é mudança de hábitos.
Na alimentação, o importante é estimular o consumo de frutas e verduras, desde pequenos, não só para reduzir o peso, mas também para a formação de hábitos alimentares saudáveis. Além disso, a prática de atividades físicas deve ser valorizada como indispensável para uma vida saudável, com a grande vantagem de serem prazerosas.

Nas últimas décadas tem-se dado grande ênfase ao estudo da gordura corporal e aos índices de adiposidade em crianças e adolescentes devido a sua associação com o desenvolvimento de inúmeras doenças, representando, um fator de risco para a saúde, quando em excesso.



A adolescência representa um período importante no controle e na prevenção ao acúmulo excessivo de gordura corporal, impedimento o surgimento e desenvolvimento da obesidade através do controle alimentar e do comportamento físico ativo.
O excesso de gordura corporal e/ou obesidade deve ser encarado atualmente como um problema de saúde pública, podendo provocar ao organismo danos consideráveis da mesma forma que, por exemplo, o tabagismo provoca.
Existe uma influência direta do baixo nível de atividade física sobre o desenvolvimento da obesidade na infância e na adolescência, e aumentar o nível de atividade física é importante para o tratamento da mesma. Enfim, o comportamento físico ativo exerce um importante papel na regulação da massa corporal em crianças e adolescentes.
A diminuição dos esforços físicos gerados pela limitação dos espaços de lazer e pela dependência das crianças e adolescentes frente a instrumentos eletrônicos aumenta muito mais o número da obesidade infantil e na adolescência.

Para melhorar a aptidão física da criança, principalmente do meio escolar, deve-se incentivar a prática de atividades físicas, mas o incentivo às vezes não é tão eficaz, pois a interferência dos meios de comunicação verbais, escritos e principalmente visuais, no dia-a-dia de crianças e adolescentes evidenciou a necessidade do uso de brinquedos eletrônicos e o consumo exagerado de doces e gulosemas.



Recomenda-se exercícios físicos aeróbios, no mínimo 3 vezes por semana com 30 minutos de duração e intensidade moderada, para utilizar principalmente lipídios como fonte energética e auxiliar na redução da gordura corporal. A prioridade é da atividade de baixo impacto e de intensidade leve a moderada para diminuir os riscos de micro lesões, potencializadas pela obesidade.

Cabe a Educação Física auxiliar a criança e adolescente a encontrar o tipo de esporte que mais lhe agrade, dentro daqueles permitidos pelo excesso de peso e fase de crescimento.
É uma pena que a maioria não tenha condições de participar de um programa interdisciplinar como este.

Assim verifica-se a necessidade de reforçar as informações em todos os meios de comunicação de forma mais atraente, fazendo com que o adolescente entenda a necessidade de valorizar o hábito da prática de atividades físicas como indispensável à vida saudável.

A intervenção dos pais é indispensável para que ocorram mudanças nos hábitos de vida das crianças. Os pais precisam saber que um comportamento hipocinético e uma alimentação inadequada podem provocar em seus filhos complicações fisiológicas cumulativas, como obesidade, que vão se manifestar já na infância, a partir da adolescência, ou até mesmo na vida adulta.

WWW.BIGMONSTRO.BIG-FORUM.NET



fonte: /professorrobertodecarvalho

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados para BIGMONSTRO

Aviso Legal: Recusamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações disponibilizadas através do site BIGmonstro, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação sobre temas da musculação, e cujos artigos expressam somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico nutricional ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um profissional devidamente credenciado em seu conselho regional. As informações fornecidas não são individualizadas. Portanto, um profissional deve ser consultado antes de se iniciar uma atividade física.