SISTEMAS DE FALHA. POR DR. PAULO MUZY

17-06-2011 18:57

                                                    

 

80% do que escrevo para voces é baseado nas conversas que tenho com meus pacientes durante nossas consultas porque acho que são explicações que lhes darão a oportunidade de enxergar exercício, dieta e suplementação de um angulo diferente e fundamental para o bom resultado.

10% das minhas conversas com o Rodolfo acabam virando artigos, meus e deles, no meu blog, no site dele e em algumas revistas em que escrevemos juntos dividindo pena e opinião. (não escrevemos 100% do que conversamos porque no final das contas, 90% é específico para um indivíduo que acompanhamos e isso faz com que não se aplique em massa, apenas caso a caso - só para dar uma satisfação a vocês).

e por final, os ultimos 10% são de sugestões das pessoas que leem o blog, porque acompanham ou lêem por puro acidente mesmo, na busca por alguma informação. O percentual é baixo porque a quantidade de pedidos, felizmente é grande, mas infelizmente não conseguimos contemplar todos, e quando vemos que um assunto está muito prevalente, escolhemos este para dividir com vocês o que fazemos, como fazemos e porque fazemos, bem como nossas duvidas a respeito já que ninguem sabe tudo, ou ainda ninguem sabe tudo que há para se saber de um assunto. Resumindo, aprendemos sempre. (ou como eu gosto de falar nos cursos que eu o Rodolfo minstramos: o segundo pior burro é o que acha que não tem mais nada a aprender, o terceiro pior burro é o que acha que já sabe tudo, e o primeiro pior burro é o que mistura as duas características...)

sendo assim vamos falar de bodybuilding, só para variar...

diferente do powerlifter, o bodybuilder nao está na sala de pesos para ser guindaste: pouco importa o peso que ele levanta, o que importa é a massa muscular que ele consegue desenvolver por estar criando um estímulo adequado. Sendo assim, os treinadores famosos desenvolveram e aplicam tecnicas de fadiga que fazem com que o principal estímulo do desenvolvimento muscular seja alcançado: falha mecânica excentrica.

Waldemar Guimarães utiliza sistema de repetições forçadas, onde o treinador cuida para que aproximadamente 30-35% do numero de repetições fique a cargo dele na fase concentrica, deixando a excentrica para o atleta, em ordem de provocar falha excentrica

Fernando Marques gosta de sistemas de exercícios combinados, como Bi-Sets e Tri-Sets, mas a fase da preparacao do atleta em que ele gosta de utilizar este método voces vao ter de perguntar a ele...

há ainda:

o famoso FST7 do Hany Rambod, que consiste em 7 séries de 15 repeticoes a 70% de 1RM com 30s de intervalo após 3 exercicios executados de 8 a 12 repeticoes

o Breakdown, que nada mais é do que cada exercicio (num total de até 22 séries) realizados com uma série de 5 repeticoes a 85% de 1RM, seguida de uma série de 15 repeticoes a 70% de 1RM após um intervalo e finalizando com uma série de 30 repeticoes a 50% de 1RM após um intervalo ligeiramente mais curto que o primeiro.

o Rest-Pause, realizado de forma a completar 30 repetições, entre 70 e 50% de 1RM com intervalos de 6 a 10s que podem ser de descando ou de isometria (tri-foda...)

o Drop Set, mais clássico, onde vamos retirando peso de séries de 8 a 12 repeticoes conforme o numero de repeticoes progride e a fadiga para determinada carga se instala.

Estudem com seu treinador o que fazer de acordo com o que conversamos. mas uma coisa tenham certeza - se não há fadiga muscular a ponto de causar, mesmo que momentaneamente, falha na sua capacidade de contração, este não foi um treino em que você deu o melhor de si.

(a única coisa que não pode falhar é sua vontade de seguir em frente. força guerreiro, força... fisiculturismo não é só treinar pesado, é treinar por mais tempo...)

Um abraço e bons treinos! (com muita performance e muita saúde)

Muzy

fonte:
https://www.rodolfoperes.com.br/blog.php

 

CADASTRE-SE NO MELHOR FORUM DE MUSCULAÇÃO DA NET, FORUM BIGMONSTRO

WWW.BIGMONSTRO.BIG-FORUM.NET

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados para BIGMONSTRO

Aviso Legal: Recusamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações disponibilizadas através do site BIGmonstro, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação sobre temas da musculação, e cujos artigos expressam somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico nutricional ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um profissional devidamente credenciado em seu conselho regional. As informações fornecidas não são individualizadas. Portanto, um profissional deve ser consultado antes de se iniciar uma atividade física.