Tudo o Que Você Queria Saber Sobre a Vitamina C

07-05-2011 19:04

A vitamina C é um nutriente essencial para o ser humano e algumas outras espécies. A vitamina C é utilizada em muitas reações metabólicas essenciais em todos os animais e plantas. Praticamente todos os seres vivos podem produzir vitamina C internamente, porém nós seres humanos somos uma das poucas excessões.

A vitamina C é muito conhecida como a vitamina da qual a deficiência causa o escorbuto em humanos, um problema que exploradores tinha em suas longas viagens pelos mares sem acesso a frutas frescas e vegetais.Vitamina C

Em humanos, a vitamina c é um anti-oxidante altamente efetivo, que reduz o estresse oxidativo, e é também o substrato para o ascorbato peroxidase (são as enzimas que destoxificam peroxidos), assim como uma enzima cofator para a biosíntese de muitos bioquimicos necessários para o funcionamento correto dos nossos corpos. A vitamina c age como um doador de elétrons para muitas enzimas.

Como a Vitamina C Melhora o Sistema Imunológico

A vitamina C age como um antioxidante importante para o corpo. Estudos mostram que pessoas que comem regularmente alimentos ricos em ácidos asórbicos possuem saúde melhor em geral. Alguns dos atributos positivos da vitamina C incluem a limpeza e tecidos corporais, proteção contra radicais livres, manutenção dos níveis de colágeno no corpo, manutenção dos níveis de colesterol e do sistema cardiovascular e ajuda a manter uma boa visão.

Além disso, pro conta dessa atividade antioxidante, alguns cientistas sugerem que altas doses de vitamina C podem combater o câncer, protegendo células sadias dos efeitos colaterais de tratamentos intrusivos e combatendo células de tumor.

O valor recomendado diário é de 60mg (uma quantidade que vai prevenir contra o escorbuto, o estado de deficiência da vitamina C), porém alguns estudos mais modernos mostram que esse valor pode estar abaixo do ideal.


fonte:suplementosonline

 

VISITE O FORUM BIGMONSTRO: WWW.BIGMONSTRO.BIG-FORUM.NET

CADASTRE-SE GRÁTIS!!!

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados para BIGMONSTRO

Aviso Legal: Recusamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações disponibilizadas através do site BIGmonstro, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação sobre temas da musculação, e cujos artigos expressam somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico nutricional ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um profissional devidamente credenciado em seu conselho regional. As informações fornecidas não são individualizadas. Portanto, um profissional deve ser consultado antes de se iniciar uma atividade física.