10 Razões para não usar o agachamento no smith

02-06-2012 22:35



Algumas academias não tem o devido suporte para barras para agachamento (gaiola). Ao invés disso, eles tem um máquina chamada Smith, que se parecem com o suporte para barras, mas que tem barra fixa. Algumas pessoas te dirão que fazer agachamento no Smith é mais seguro do que fazer com peso livre, uma vez que a barra não pode cair por cima de você.

Bem, isto não é verdade. Você pode se machucar utilizando o Smith. E mesmo que você esteja utilizando uma barra, isto é uma máquina. Isso significa que você terá menos resultados do que com pesos livres. Aqui estão 10 razões pela qual você não deveria utilizar o Smith.

1. Falsa sensação de segurança. Você se arriscará mais no Smith por que a barra está fixa. Você pode colocar mais pesos do que você suporta, já que você pode segurar a barra mais facilmente. O Smith não é tão seguro quanto ele parece. Você pode se machucar se você não cuidar o que você está fazendo.Leia esta história: https://clubindustry.com/mag/fitness_smith_machine_lawsuit/ e veja este video como exemplos de acidentes no Smith:
 



2. Os movimentos não são naturais. Em um agachamento com peso livre, o seu corpo desce em um movimento curvado. Máquinas Smith forçam o seu corpo a produzir movimentos fixos e não naturais. Isto pode causar lesões, especialmente com cargas pesadas. Novas gerações de máquinas Smith – como a Jones Smith Machine – tentam resolver este problema permitindo movimentos em 3D, incluindo avanço e retorno. Mas elas ainda são máquinas com pontos negativos. Continue lendo.

3. Lesão no joelho. Dores no joelho provenientes de exercícios em Smiths são comuns. Ele força o seu corpo em movimentos fixos e carrega os joelhos com pressões de cisalhamento. E é difícil de se posicionar abaixo da barra.

· Posição dos pés. Pés muito em baixo da barra: maior flexão dos joelhos e maior tensão. Pés muito a frente da barra: maior tensão nos joelhos porque eles tendem a deslizar para frente e a sua lombar fica numa posição ruim.
· Extensão do quadril. Você tende a se escorar contra uma barra fixa, causando uma extensão do quadril menor. Seus isquiotibiais – estabilizadores do joelho – não se ativarão. Maior força de cisalhamento nos joelhos e portanto maior risco de machucar os ligamentos.

4. Lesão da lombar. A barra fixa tende a fazer com que você se escore e descanse e a máquina o força a fazer movimentos não naturais.

· Tensão na lombar. Você está empurrando os seus músculos lombares e músculos do pescoço contra a barra. Maior tensão nas costas, especialmente com cargas pesadas.
· Arredondamento da lombar. Pés muito para a frente colocam as suas costas em uma posição fraca, o que provavelmente curvará a lombar.
5. Sem equilíbrio. As máquinas Smith equilibram e estabilizam o peso para você, já que a barra é fixa. Você não fortalecerá seus músculos estabilizadores (como os abdominais) ou melhorará o equilíbrio e coordenação. Coisas que você precisa diariamente para esportes e atividades.

6. Menos força. Todos exercícios se tornam fáceis e menos pesados já que o Smith equilibra o peso para você. Você não ficará tão forte quanto se fizesse agachamento livre. Você levantará uma carga menor quando trocar para pesos livres.

7. Menos músculos. Se você não está tendo ganhos: trocar para pesos livre normalmente fará com que você quebre o platô. Pesos livres forçam você a equilibrar o peso, fazendo o exercício mais difícil para o seu corpo. Maior resposta adaptativa.

8. Desequilíbrios musculares. Você apenas aumenta a força em 1 plano já que a barra está fixa. Isto causa desequilíbrios e aumenta os riscos de lesões nos outros planos não desenvolvidos pelos movimentos.

9. A técnica é diferente. A recomendação comum é aprender o agachamento dentro da máquina Smith antes de trocar para pesos livres. O pensamento por trás disso é de que a máquina é mais segura e ajuda com o equilíbrio. Mas isto é uma perda de tempo. A técnica é diferente usando pesos livres já que você deve equilibrar o peso você mesmo. Você terá que reduzir as cargas quando trocar para peso livre e reaprender a técnica desde o começo – com os vícios aprendidos no Smith.

10. Menor potencial. Você pode minimizar alguns dos problemas acima. Mas mesmo que o faça, a máquina continuará menos efetiva para ganhos de força e músculos. Ao invés de tentar minimizar problemas: faça os exercícios com o máximo de potencial.

Como aumentar a segurança com pesos livres. Levantamento de pesos é um dos esportes com menor taxa de lesões. Você irá prevenir lesões por aprender e levantar pesos com a técnica adequada. Leia todas as técnicas de exercícios no site. Dicas extra:

· Comece leve. Controle o seu ego. Comece com pesos leves, foque em aprender as técnicas do exercício devidamente e adicione peso lentamente, mas gradualmente.
· Tenha um parceiro de treino. Especialmente no Supino. O seu colega deve estar lá para pegar o peso se necessário, não para levantar o peso por você.
· Use a gaiola de agachamento ou Power Rack. E ajuste os pinos de segurança para que eles possam segurar o peso. Leia como fazer agachamento se você não tem gaiola.

Bons usos para a máquina Smith. Novamente: não faça agachamento, supino, levantamento ou desenvolvimento usando a Smith. Aqui estão alguns exercícios que você pode fazer com segurança:

· Remada Invertida. Coloque a barra logo abaixo da sua barriga e use para Remada Invertida.

· Flexão na Barra. Use a barra para fazer flexões na máquina Smith.

· Flexão. Não está forte ainda para fazer flexões no chão?

Coloque a barra na altura da cintura e faça flexões inclinadas. Baixe a barra conforme você fica mais forte. Para todos os outros exercícios: use a gaiola para que você possa fazer exercícios de peso livre. Se a sua academia não tem uma gaiola, considere fazer uma academia em casa.



fonte: hipertrofia.org
 

fonte 2: https://bigmonstro.big-forum.net/t650-10-razoes-para-nao-usar-o-agachamento-no-smith

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados para BIGMONSTRO

Aviso Legal: Recusamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações disponibilizadas através do site BIGmonstro, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação sobre temas da musculação, e cujos artigos expressam somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico nutricional ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um profissional devidamente credenciado em seu conselho regional. As informações fornecidas não são individualizadas. Portanto, um profissional deve ser consultado antes de se iniciar uma atividade física.