Como Aumentar a Eficiência da Técnica Drop Set

01-04-2012 12:19


Veja 6 dicas para aumentar(ainda mais) a eficiência do drop set.

1. Os intervalos entre as trocas de pesos devem ser mínimos

Quanto mais rápido a troca de pesos no drop set, mais efetivo e intensa será a série. A troca de pesos deve demorar entre 0 a 10 segundos, mais do que isso já é tempo demais. O intervalo do drop set é o tempo que você levará para tirar a carga e continuar o exercício e só.

2. Monte/Prepare os pesos e equipamentos antecipadamente

Para garantir uma troca rápida de pesos no drop set(e consequentemente aumentar a efetividade), deixe as anilhas/halteres/equipamentos que serão usados perto de você. E o mais importante, se você for fazer um drop set usando a barra lembre-se de carregá-la com anilhas leves, pois do contrário você não conseguirá “dosar” corretamente quanto peso poderá ser tirado.

Um exemplo grosseiro: você vai fazer rosca direta com 22 kg de cada lado(usando 1 anilha de 20kg e outra de 2kg), ao terminar a primeira série você só poderá tirar 2kg para continuar o dropset, o que seria pouco para um dropset, o correto seria carregar a barra com no mínimo 1 anilha de 10kg, 2 de 5kg e 1 de 2kg, desta forma você poderá administrar melhor quanta carga poderá ser retirada.

3. Tente treinar quando a academia não estiver muito cheia

Não é muito prático fazer drop sets com a academia lotada, além de correr o risco de alguém acidentalmente pegar as suas anilhas ou halteres no meio do dropset, também seria um pouco egoísta pegar 3 halteres diferentes só pra você. Quando for incorporar o dropset no treino tente escolher horários no qual a academia esteja mais vazia, será muito mais prático e efetivo.

4. Use 2 reduções de peso

Você pode realmente pegar “pesado” com o drop set e reduzir várias vezes o peso no mesmo exercício, porém não é tão lucrativo assim diminuir a carga mais do que duas vezes. Uma idéia interessante é usar o drop set triplo, onde você usa três cargas e reduz duas vezes, ou seja, você faz a sua série com o máximo de carga possível, após a falha, reduz o peso e após a segunda falha, reduz o peso mais uma vez. Se você gosta de sentir o “pump” durante o exercício, vai gostar muito do drop set triplo.

5. Mantenha-se entre 6 a 12 repetições no máximo

Usar um limite de 6 a 12 repetições nos exercícios é o mais produtivo para hipertrofia muscular e a “regra“ é a mesma para o drop set. Se você não estiver conseguindo alcançar 6 repetições, abaixe ainda mais a carga do drop, se fizer 12 repetições com facilidade retire menos carga.

6. Use a técnica drop set esporádicamente

A técnica drop set é intensa e exige cuidado e bom senso de quem for executá-la. Esta série não pode ser usada a todo momento, do contrário o risco de overtraining é grande. Uma ótima maneira para empregar o drop set no treino é sempre usar a técnica somente na última série de um exercício. Use a técnica como uma variação de treino e não como uma obrigatoriedade.

 

fonte: https://bigmonstro.big-forum.net/t638-como-aumentar-a-eficiencia-da-tecnica-drop-set

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados para BIGMONSTRO

Aviso Legal: Recusamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações disponibilizadas através do site BIGmonstro, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação sobre temas da musculação, e cujos artigos expressam somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico nutricional ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um profissional devidamente credenciado em seu conselho regional. As informações fornecidas não são individualizadas. Portanto, um profissional deve ser consultado antes de se iniciar uma atividade física.