Treinando Costas com o Campeão Hélder Braide

02-03-2012 19:06

 

 



O treino de costas do Campeão Cearense e recentemente, quarto colocado no Campeonato Brasileiro de Musculação 2009, Hélder Braide, talvez causasse espanto em quem entrasse pela primeira vez um uma sala de musculação, tal a intensidade absurda que dá em cada exercício, série e repetição que realiza. A concentração e a dedicação ao treinamento, próprias de um atleta amadurecido, também são características deste experiente fisiculturista cearense (veja fotos e vídeo). Dono de uma musculatura extremamente proporcional, Hélder também impressiona pelo volume muscular, em especial os seus imensos dorsais. Aqui acompanharemos o treino e alguns segredos do campeão, uma semana antes de seu embarque para a disputa do Brasileiro 2009, acompanhando passo a passo os exercícios e técnicas utilizadas.

Como a maioria das pessoas, os motivos que levaram Hélder a dar seus primeiros passos na musculação foram os de finalidade estética. Enfrentando primeiramente o problema de obesidade na infância e emagrecendo com comportamento de anorexia nervosa, porém sem desenvolver totalmente a doença, Hélder com 1,70 e 56 kg decidiu procurar uma academia e começar a construir um dos físicos mais potentes do circuito brasileiro de fisiculturismo, competindo hoje na categoria acima de 100 kg.

Vale lembrar que até sua primeira participação em campeonatos, especificamente em 1993 onde nem sequer se classificou, Hélder treinou arduamente e, na busca incessante de seus objetivos, procurando obter todo tipo de informação sobre treinamento, nutrição e tudo que pudesse ajudá-lo, tornou-se um estudioso sobre o assunto, coisa que até hoje é uma peculiaridade sua.


Em 1994, um ano depois de seu começo frustrado, Hélder conquista seu primeiro título cearense vencendo a categoria até 80 kg. Depois de um período em que suas prioridades foram voltadas ao lado pessoal e profissional, Hélder que é graduado em Ed. Física, Personal Trainer e estudante do curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza, decide voltar às competições em 2003, vencendo novamente, agora na categoria até 100 kg e decidido a não parar mais, prossegue sua preparação, visando o campeonato brasileiro do ano seguinte. Por conta do destino, justamente em 2004, ele sofre um terrível acidente em um salto de pára-quedas, deixando-lhe com uma perna fraturada em duas partes, um tornozelo quebrado e ligamentos do joelho rompidos. Seria, talvez, o fim para a maioria das pessoas, mas, o fisiculturismo nos ensina que a determinação é um dos principais motivos pelos quais nos tornamos atletas e Hélder após 8 meses afastado dos treinos, recomeça e em 2005 é o quarto melhor colocado do Brasil em sua categoria.

Atualmente, o atleta segue confiante em seu sonho de tornar-se campeão brasileiro em sua categoria de peso para alçar patamares mais altos no esporte e, por estar entre os top 5 nacionais há 4 anos, podemos crer que seus objetivos serão alcançados em breve. Em seu pré-contest, ou seja, o período em que inicia a dieta e treinamento específicos para uma competição, Hélder relata que sempre começa 16 semanas antes do dia D, tempo que acha necessário para um atleta de seu peso conseguir níveis ótimos de definição muscular. Sobre suplementação, conta com a ajuda do patrocínio da Max Muscle Fort Max (foto acima) e no momento, está utilizando Whey Iron Tec ou Elite, Polivitamínico Max Complete, Targifor C, Cewin 500 mg e Vitamina E 400 UI.

Ignorando todos os obstáculos relativos à tempo para treinar, trabalhar, estudar e ainda ser casado, Hélder continua firme em seus propósitos, treinando tão séria e arduamente quanto possível e nos deixando a certeza que em breve o veremos trazer o maior título do fisiculturismo brasileiro para o Ceará.

TREINO DE COSTAS DE HÉLDER BRAIDE

EXERCÍCIOS SÉRIES REPETIÇÕES MÉTODO
Puxada Unilateral Divergente 4 10 – 8 Non-stop
Puxada Costas Aberta 1 8 -10 Reps parciais últ reps
Barra Fixa Frente 2 Máx Roubado nas últ reps
Remada Curvado 3 10 – 12 Pirâmide Decrescente
Remada Baixa 1 10-12/10-12/10-12 Drop-set Dupla
Remada apoio com Pegada Aberta 2 10-8/10-8 Drop-set
Extensão Lombar 4 Máx Reps parciais últ reps


DIVISÃO SEMANAL

DIA GRUPOS MUSCULARES
1 Costas/Trapézio
2 Off
3 Peito/Ombros
4 Off
5 ou 6 Braços/Antebraços

8 Coxas

10 Repete

* Abdômen de 4 em 4 dias
** Panturrilhas de 4 em 4 dias





fonte: siteromneydantas.com
 

https://bigmonstro.big-forum.net/t610-treinando-costas-com-o-campeao-helder-braide

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados para BIGMONSTRO

Aviso Legal: Recusamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações disponibilizadas através do site BIGmonstro, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação sobre temas da musculação, e cujos artigos expressam somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico nutricional ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um profissional devidamente credenciado em seu conselho regional. As informações fornecidas não são individualizadas. Portanto, um profissional deve ser consultado antes de se iniciar uma atividade física.