Como Ganhar Massa Muscular Sem Ganhar Gordura

01-04-2012 12:41

 Se você é como 99% dos praticantes de musculação, o seu objetivo final é muito claro: conquistar um alto nível de massa muscular, com baixo nível de gordura corporal.

Movidos pelo forte desejo de alcançar o corpo perfeito, muitas pessoas mergulham em “programas”. Elas não pensam em um planejamento de médio a longo prazo, e sim, chegar do ponto A (magro ou gordo) ao ponto B (corpo musculoso e definido) o mais rápido possível, e, de preferência, com o mínimo esforço empregado. Todos estão motivados a ganhar músculos, e ao mesmo tempo têm medo de ganhar gordura.

É bom deixar as coisas bem claras…

Se você quer ganhar uma quantidade considerável de massa muscular em um curto período de tempo, vá se acostumando a idéia de aumentar os níveis de gordura…

Para ganhar massa muscular você deve consumir um excedente de calorias a fim de apoiar a síntese protéica. No entanto, não existe nenhuma forma de desviar 100% do excedente calórico para o crescimento muscular. Certa quantidade sempre acaba como gordura armazenada.

Dessa forma, se você pretende mudar seu físico dramaticamente em um curto período de tempo, é melhor se concentrar em ganhar volume primeiro, e perder gordura depois. Corpos musculosos têm mais facilidade para queimar gordura, pois possuem uma necessidade energética maior, além de ter o metabolismo mais acelerado. Portanto, começar fazendo um bulking é quase sempre a melhor opção.

Com base no que vimos até agora, a meta do nosso bulking é bem clara: ganhar o máximo possível de massa muscular, minimizando o máximo possível os ganhos de gordura. O objetivo do seu bulking nunca pode ser perder gordura corporal, e sim ganhar o mínimo possível.

Isso pode ser feito em três simples etapas…


AUMENTE AS CALORIAS ATÉ CERTO PONTO

O excesso de calorias é necessário para aumentar o crescimento muscular, porém, sair comendo tudo que vê pela frente e ir além do necessário para ganhar músculos, certamente fará você acumular mais gordura que deseja.

O excedente calórico geralmente aceito para suportar o crescimento muscular é de 15-20%, ou seja, você deve consumir 15-20% mais calorias do que o necessário para manter o seu peso atual. Não há necessidade de consumir mais do que isso.

ESCOLHA OS ALIMENTOS CERTOS

Você deve ingerir alimentos ricos em proteínas magras de alta qualidade, carboidratos fibrosos e gorduras boas, ou seja, faça um bulking limpo!

Certifique-se de escolher os melhores alimentos possíveis, pois a nutrição é fundamental no processo. Evite alimentos com alto índice de colesterol e gorduras saturadas.

IMPLEMENTE SESSÕES DE CARDIO

Não existe a necessidade de exagerar nesse ponto. Fazer de duas a três sessões de cardio durante a semana é uma ótima maneira de reduzir os ganhos de gordura. Procure treinar intercalando alta e baixa intensidade (HIIT), pois além de trazer ótimos resultados na queima de gordura, não causará o mesmo grau de perda de massa como os outros tipos de aeróbicos.

Use os princípios que vimos acima até alcançar os níveis de massa muscular que você deseja, e quando conseguir, mude o foco para queimar a gordura que você acumulou durante esse processo.

 

FONTE: https://bigmonstro.big-forum.net/t714-como-ganhar-massa-muscular-sem-ganhar-gordura

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados para BIGMONSTRO

Aviso Legal: Recusamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações disponibilizadas através do site BIGmonstro, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação sobre temas da musculação, e cujos artigos expressam somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico nutricional ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um profissional devidamente credenciado em seu conselho regional. As informações fornecidas não são individualizadas. Portanto, um profissional deve ser consultado antes de se iniciar uma atividade física.