Abacate possui nutrientes benéficos e necessários

15-07-2011 21:11

Abacate possui nutrientes benéficos e necessários ao organismo humano


Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não existe gordura saturada no abacate. O tipo de gordura existente na fruta é a monosaturada, que é a gordura saudável que aumenta as taxas de HDL ( colesterol bom) no organismo. Por outro lado, o abacate é sim uma fruta extremamente calórica, por isso se for consumida em grandes quantidades ele pode gerar alguns quilinhos indesejados. O ideal é comer três colheres de sopa por semana.

Porém, o mais importante na composição lipídica do abacate é o ácido oléico. Esse ácido é usado para prevenção do câncer de próstata e de doenças crônicas, como cardiopatias, diabetes e dislipidemias, pois induz a redução do colesterol total (LDL e Triglicérides) e favorece o colesterol bom, o HDL, além de ser anticoagulante. Não é somente o ácido oléico que aparece de maneira benéfica no abacate. Na sua composição aparece também uma quantidade elevada de vitaminas e fibras, além de cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C.

A vitamina C, por sua vez, é muito importante para o organismo, pois trabalha na síntese do colágeno, substância estrutural dos tecidos conjuntivos, como músculos, tendões, ossos e cartilagens. Os dentes e gengivas também se beneficiam da substância. Ajuda também na absorção, depósito e transporte do ferro no organismo, além de ajudar no metabolismo do ácido fólico.

São mais de 500 espécies diferentes da fruta em todo o mundo. Os mais comuns são o manteiga (tem forma de pêra, sua polpa é macia e sem fibras), o pescoço (um pouco mais alongado que o manteiga) e guatemala (é maior que o manteiga, tem a casca rugosa e forma de ovo). Entretanto, existe uma variedade do abacate que possui 10% a menos de calorias. Trata-se do avocado, menor que o abacate e possui uma polpa verde-amarelada.

Doutor Maximo Asinelli (CRM-Pr 13037)
Médico Nutrólogo

 

 

VISITE O MELHOR FORUM DE MUSCULAÇÃO DA NET, FORUM BIGMONSTRO!!!

www.bigmonstro.big-forum.net

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados para BIGMONSTRO

Aviso Legal: Recusamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações disponibilizadas através do site BIGmonstro, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação sobre temas da musculação, e cujos artigos expressam somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico nutricional ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um profissional devidamente credenciado em seu conselho regional. As informações fornecidas não são individualizadas. Portanto, um profissional deve ser consultado antes de se iniciar uma atividade física.