Comer e Beber Líquidos ao Mesmo Tempo Engorda?

07-07-2011 20:32

Com certeza, você já ouviu a sugestão de não ingerir líquidos durante uma refeição. Dizem que isso aumenta o estômago e engorda. Será?

Vamos aos fatos, então.
O primeiro aspecto a ser levado em consideração é o tipo de bebida. Refrigerante? Bebidas alcóolicas? Suco com açúcar? Fazem engordar sim, pois são calóricos. Água de coco e refrigerante e suco light têm poucas calorias, assim praticamente não engordam. Isso sem falar, é claro, na água, que não engordam nada.

Quantidade é o segundo fator. Se você beber muito, e isso for uma rotina, o estômago ficará dilatado. Com a dilatação, o estômago fica maior e, consequentemente, precisa de uma maior quantidade de alimentos para ficar cheio e enviar ao cérebro a mensagem de que está satisfeito. Então, o que faria engordar não seria o líquido em si, mas sim o aumento da ingestão de alimentos secundária à dilatação. Isso, porém, só acontece com muita quantidade de líquidos. Um copo de bebida em cada refeição não traz prejuízo.
E a sensação de estar “estufado” depois de comer e beber ao mesmo tempo? O líquido ingerido dilui o suco gástrico, responsável pela digestão dentro do estômago. Assim, a digestão se torna mais lenta, mantendo o conteúdo da alimentação por mais tempo no estômago. Resultado: você se sente cheio por mais tempo. Uma pequena quantidade de líquido, então, pode até ser benéfica, já que você vai se sentir satisfeito por mais tempo e, assim, demorar mais pra querer fazer o próximo lanchinho.

Em resumo: um copo de bebida com pouca caloria, durante uma refeição, não vai prejudicar sua dieta!

fonte: puromuc

 

www.bigmonstro.big-forum.net

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados para BIGMONSTRO

Aviso Legal: Recusamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações disponibilizadas através do site BIGmonstro, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação sobre temas da musculação, e cujos artigos expressam somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico nutricional ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um profissional devidamente credenciado em seu conselho regional. As informações fornecidas não são individualizadas. Portanto, um profissional deve ser consultado antes de se iniciar uma atividade física.