GRUPOS ALIMENTARES

07-05-2011 19:02

Carboidratos e gorduras: os alimentos energéticos


Basicamente, os alimentos que fornecem energia ao organismo são aqueles que contêm carboidratos e gorduras. Veja onde encontrar esses nutrientes em maior quantidade:

Carboidratos
Esses alimentos fornecem energia ao organismo porque quando digeridos, produzem a glicose (energia), que desempenha todas as funções orgânicas, desde a atividade das células, passando pelo funcionamento dos órgãos, até o trabalho muscular.

Onde encontrar:
- Alimentos que contém açúcar (refinado e mascavo, mel, etc.)
- Cereais (arroz, trigo, centeio, cevada, milho, feijão, aveia)
- Pães e farináceos em geral
- Tubérculos (batata e mandioca, por exemplo).
- Verduras e frutas




Gorduras
Além de serem fontes de energia para o organismo "queimar", as gorduras respondem por outras funções importantes no organismo: formar a gordura do corpo (que protege os órgãos, músculos, nervos e ossos contra traumas e mantém a temperatura do corpo); transportar vitaminas através do sangue; formar o colesterol que é fundamental para a produção de hormônios.
Apesar de tantos benefícios, a gordura não deve estar em excesso na alimentação. Dê preferência à de origem vegetal e, mesmo assim, moderadamente.

Onde encontrar:
- Gordura de origem animal:
Manteiga, creme de leite, banha, gordura aparente de carnes e embutidos, peles de aves e peixes, maionese, ovos.
- Gordura de origem vegetal:
Óleos vegetais (soja, milho, girassol, oliva etc), margarina, gordura de coco, abacate, amendoins, nozes, castanhas, amêndoas, avelãs.

·Alimentos construtores do organismo: proteínas

Estes alimentos são fundamentais para o crescimento e renovação de todas as células do nosso corpo. A deficiência deste nutriente na dieta acarreta problemas como a baixa estatura de crianças e fraqueza geral do organismo, pois as proteínas também defendem o corpo contra infecções e participam da formação de hormônios e enzimas, responsáveis pela digestão correta dos alimentos.

Onde encontrar:
- Proteínas de origem animal:
Carnes, leite e seus derivados, ovos.
- Proteínas de origem vegetal:
Feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico e soja



·Os alimentos reguladores do organismo

Estes alimentos não servem para formar o corpo e nem para fornecer energia. Em compensação, são indispensáveis para manter o bom funcionamento do organismo.

Fibras
Promovem o bom funcionamento do intestino, aumentando os movimentos intestinais e auxiliando na absorção e no metabolismo dos nutrientes. Elas também facilitam a mastigação, ajudam a aumentar a sensação de saciedade e contribuem para a limpeza dos dentes.

- Onde encontrar
Verduras e legumes crus, frutas e cereais integrais.

Vitaminas
Essas substâncias participam do metabolismo e ajudam na absorção e aproveitamento dos nutrientes para o organismo.


-Vitamina A
Protege a visão, a pele e participa na defesa do organismo. Está presente nos legumes e nas frutas amarelas e em verduras verde-escuras.

-Complexo B:

Formado por dez vitaminas, auxilia na geração de energia e tem papel importante no sistema nervoso. Está presente nas verduras de folha, no tomate, na banana, na beterraba, no morango, na laranja, na maçã, no melão, na abóbora e na levedura de cerveja. Uma das vitaminas do complexo B, a B12, também é encontrada em alimentos de origem animal como o fígado, ovos e carnes.

- Vitamina C


Mantém a saúde dos vasos capilares e a estrutura das cartilagens, tendões, peles e ossos; auxilia na cicatrização de feridas e diminui a sensibilidade do organismo às infecções. É encontrada em frutas cítricas, no tomate, no pimentão e no repolho.


- Vitamina D


Essencial para o crescimento e desenvolvimento do corpo, é especialmente importante para a saúde óssea. É encontrada na manteiga e na gema de ovo, e também pode ser obtida pelo sol.


- Vitamina E


Tem ação antioxidante, protegendo as células contra doenças. Pode ser encontradas em hortaliças verdes, sementes, germes de cereais e óleos vegetais.


-Vitamina K


Atua na coagulação sanguínea. Pode ser encontrada em folhas verdes e queijos.

Sais minerais


- Cálcio


Atua no crescimento e na manutenção de ossos e dentes; auxilia a contração muscular e participa na coagulação sanguínea. Está presente no leite e em seus derivados, e também em verduras como o brócolis e o repolho.


- Fósforo


Participa de quase todas as reações químicas que ocorrem nas células e auxilia o processo de crescimento ósseo. Está presente em todos os alimentos de origem vegetal e animal.


- Sódio, cloro e potássio


Mantém o equilíbrio da água e a sua distribuição pelo organismo, além de manter a contração muscular normal. Estão no sal de cozinha, nos alimentos de origem animal e nos alimentos de origem marinha (peixes, frutos do mar e algas).


- Ferro


É fundamental para a oxigenação do organismo. Está presente nas carnes, no feijão, na lentilha e nas hortaliças verde-escuras.

Procure sempre professores formados em educação física e que os mesmo seja registrados no CONFEF- Conselho Federal de Educação Física, só assim você vai ter como brigar por seus direitos.


fonte:profesor roberto de carvalho

VISITE O FORUM BIGMONSTRO: WWW.BIGMONSTRO.BIG-FORUM.NET

CADASTRE-SE GRÁTIS!!!

 

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados para BIGMONSTRO

Aviso Legal: Recusamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações disponibilizadas através do site BIGmonstro, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação sobre temas da musculação, e cujos artigos expressam somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico nutricional ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um profissional devidamente credenciado em seu conselho regional. As informações fornecidas não são individualizadas. Portanto, um profissional deve ser consultado antes de se iniciar uma atividade física.