Linhaça: conheça mais

29-08-2010 16:41

Você certamente já ouviu falar ou consome a linhaça. Vamos aprender um pouco mais sobre esta semente, seus beneficios, como utilizá-las e quem pode consumí-las.

 

 

A linhaça é uma semente que pode ser da cor marrom ou dourada. A mais comercializada e mais barata é a marrom, mas não é a com melhor qualidade nutricional. A dourada é conhecida por ter maior vantagem nutritiva visto que a marrom contém muitos fatores antinutricionais, ou seja, são fatores que prejudicam a absorção de alguns minerais e vitaminas.

Esta semente contém fibras solúveis responsáveis por diminuirem a absorção de gorduras, açúcares, diminuir o colesterol, aumenta o funcionamento do intestino, previne contra o câncer e favorece o crescimento das bactérias benéficas.

As lignanas, compostos que contem propriedades anticâncer também estão presentes na linhaça. Além desta função, ela diminui a inflamação no nosso organismo, diminui a pressão arterial, os triglicérides, previne a agregação plaquetária (desenvolvimento de trombose e aterosclerose), é antifúngica e antioxidante. E você sabia que são as bactérias presentes no nosso intestino que convertem um substância que existe na linhaça em lignana? Mais uma vez a importância de ter um intestino saudável e sem disbiose.

A linhaça também é fonte de ômega-3, uma gordura importante para o nosso corpo que protege contra doenças cardíacas, reduz a inflamação, é ótima para o cérebro dentre outras funções.

Mas já se sabe que em muitas pessoas com disbiose, excesso de peso, estresse elevado, sistema imunológico diminuído, a conversão do ômega-3 para EPA e DHA, parte boa desta gordura, não é feita porque há deficiências de vitaminas e minerais que transformam. Ao invês de transformar em efeitos benéficos, há o aparecimento de efeitos maléficos como aumento da inflamação, piora do quadro de obesidade e outros. Assim, mais importante olharmos a individualidade bioquímica. Tudo tem o seu tempo para se consumir e nem todos podem ter o mesmo benefício.

 

   
 

 

Esta semente deve ser consumida na forma triturada para seus benefícios serem alcançados. A semente inteira somente irá ajudar no funcionamento do intestino, sem haver os benefícos descritos. Dica importante: comprar a semente e triturar na hora que for colocar em uma preparação. Não comprar a triturada porque além de ser muito mais cara, ela oxida e forma fungos.

Ela também existe na forma de óleo. Contém maiores concentrações das substâncias benéficas, é indicado para prevenção de doenças cardiovasculares, Alzheimer, aumento da memória e aprendizado e outros. O óleo é comestível e pode ser colocado em saladas. Não pode esquentar.
 

Dicas de uso da linhaça: pode ser colocada em saladas, frutas, sucos, sopas, massas de bolos e pães.

 

abraço e bons treinos!!!

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados para BIGMONSTRO

Aviso Legal: Recusamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações disponibilizadas através do site BIGmonstro, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação sobre temas da musculação, e cujos artigos expressam somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico nutricional ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um profissional devidamente credenciado em seu conselho regional. As informações fornecidas não são individualizadas. Portanto, um profissional deve ser consultado antes de se iniciar uma atividade física.