QUEIME GORDURA atraves da DIETA

10-11-2010 22:24

                                                              

Tom Venuto tem uma carreira longa como culturista, escritor, treinador de sucesso, autor de um dos best-selling e-book “Queime gordura, Alimente o músculo”: os segredos dos melhores culturistas e modelos de fitness do mundo para queimar gordura. Tom Venuto escreveu mais de 170 artigos que foram publicados na: IRONMAN Magazine, Natural Bodybuilding, Muscular Development, Muscle-Zine e Olimpian´s News Exercise.  Tom Venuto  escreve artigos que aparecem normalmente em muitos sites da Internet sobre o culturismo, a perda de peso e motivação. Neste artigo: Tom Venuto fala sobre QUEIMAR GORDURA através da DIETA.

PALAVRAS DO TRAINER EXPERT TOM VENUTO

“Reduza nos Hidratos de Carbono, mas não os exclua completamente ou não fique demasiado tempo sem eles. Não sou um grande adepto das dietas baixas em Hidratos de Carbono  ou dietas Ketogenicas. Porém têm funcionado para muitas pessoas, muitas outras dizem que se sentem sem energia, que perdem massa muscular ao mesmo tempo que perdem gordura, a intensidade do treino também diminui devido á falta de glicogénio muscular (mesmo numa dieta ketogenica cíclica). As Dietas baixas em hidratos de carbono e a atividade intensa não são uma boa opção. O pior efeito, aquele que muita gente não imagina, é que é necessário encará-la numa perspectiva a longo prazo e muitas pessoas querem os resultados a curto prazo.

Para um indivíduo que não faz competição é muito difícil manter um baixo nível de gordura, por longos períodos de tempo, através de uma dieta baixa em Hidratos de Carbono  . Uma dieta deste género é normal para um culturista fazer numa época de pré-competição, pois estes conseguem resultados incríveis com níveis baixíssimos de gordura. Isto deve-se também a uma motivação e espírito de sacrifício fora do normal. Conheço culturistas que conseguem durante 12 semanas apenas comer atum durante todo o dia, voltando depois para uma dieta equilibrada sem sequer hesitar. Isto é raro.

SABER O QUÊ PRECISA SER FEITO E SER DISCIPLINADO

Muitas pessoas perdem peso com dietas baixas em hidratos de carbono. Mas poucos conseguem mantê-la. Já vi pessoas a ganhar 15 quilos em menos de 7 dias após terem deixado a dieta baixa em hidratos de carbono. Se querem um conselho, este tipo de dietas não são solução a longo prazo para perder gordura. Para usar uma que tenha resultados a longo prazo, sem ganhar tudo outra vez passado uns tempos, é necessário saber bem o que tem que fazer e ser extremamente disciplinado. Mesmo nesse caso deve considerar as dietas baixas em hidratos de carbono como derradeira solução ou como o pico da dieta de perca de gordura, acatando os seus efeitos secundários e as suas desvantagens.

Uma dieta equilibrada, que contém uma grande variedade de alimentos, 40 a 50% das calorias devem vir dos vegetais, da fruta e dos cereais, esta é uma das melhores formas de estar permanentemente a perder gordura e pela qual toda a gente deveria começar. Esta é muitas vezes referida como a base da dieta. Tudo o que tem a fazer é praticar exercício, escolher o tipo certo de alimentos e comer menos calorias do que aquelas que queima no seu dia-a-dia. Desta forma irá perder gordura e assim que conseguir juntar todos estes fatores já estará num estado razoável de evolução de todo o processo.

ALGUMAS DICAS

Tenho que admitir que apesar das desvantagens, as dietas baixas em hidratos de carbono e altas em proteína, podem acelerar a perda de gordura ainda mais.

Não corte todos os hidratos, reduza-os para um nível moderado, onde as proteínas e hidratos de carbono estão equilibrados não sendo os hidratos os predominantes. Não necessita cortar nos hidratos totalmente para ter os benefícios deste tipo de dieta.

Não coma muitos hidratos à noite, mas coma-os durante o dia e após o exercício, principalmente cereais.

Não se mantenha com este tipo de dieta por mais de 12 ou 16 semanas. Volte a uma dieta equilibrada porque é mais saudável e mais fácil de manter. Faça ciclos de dieta.

Faça dias de “carb-up” de vez em quando. Isto irá prevenir que o seu metabolismo baixe demasiado, mantendo a tiróide a funcionar no seu perfeito estado e os níveis de energia altos.

Aumente o consumo de proteína magra e gorduras saudáveis. A redução convencional, entre os culturistas, de gordura corporal diz que devemos consumir 1gr. de proteína por cada 500gr de peso corporal. Este é um bom princípio para quem está tentando estabelecer bons hábitos alimentares e uma base nutricional correta.

Para um homem com 85kg serão 170gr de proteína por dia, aproximadamente 30gr por refeição e 5 a 6 refeições por dia.

AUMENTE O CONSUMO DE PROTEÍNA

Porém, reduzir os hidratos pode dar alguma vantagem metabólica e hormonal para a perda de gordura, mas só quando esta redução é feita da forma certa e não levada ao extremo. Quando começar a baixar os hidratos de carbono, algo tem que aumentar na sua ingestão calórica, se tal não acontecer a ingestão calórica irá baixar drasticamente pois estará perdendo a principal fonte de energia, os hidratos. Deverá aumentar portanto os níveis de proteína e gorduras saudáveis.

Muitas das dietas baixas em hidratos (tal como a de Atkins) são na realidade altas em gordura, os culturistas normalmente mantêm o consumo de gordura moderado (entre os 20 e os 30% no seu total de ingestão calórica), enquanto consomem grandes quantidades de proteína – por vezes entre 40 a 50% do seu total de ingestão calórica.

Porém as dietas altas em proteína são um dos segredos para conseguir corpos bastantes definidos. Comer muita proteína aumenta o seu metabolismo devido ao efeito térmico causado na sua digestão.

PARA FICAR SECO

Para ficar seco terá que decidir exatamente o que quer e traçar o seu objetivo em direção ao alvo escolhido. O grande Napoleão chamava a isto “definição de objetivo”. O perito na área da nutrição Brian Tracy chama-lhe “clarividência. A maior parte de nós identifica esta expressão apenas como “traçar objetivos e metas”, porém as expressões anteriores definem melhor a situação. Objetivos e metas vagas são fáceis de destruir.

“Eu quero ganhar músculo e perder gordura”
Isto é sem dúvida um objetivo, porém falta-lhe objetividade e especificidade.

Uma das grandes razões pela qual as pessoas normalmente não atingem os seus objetivos é o fato de não saberem aquilo que querem. Tornando-se muitas vezes vítimas do chamado “processo yo-yo”. Imaginem um capitão que não dá ordens dentro de um navio para que ele atinja um rumo, apenas se deixa levar ao sabor da corrente. Ou imaginem um capitão a dar rumos e ordens do género, “vão para oeste”, “agora para sul”, “agora “este”, “oeste outra vez”, etc.

É ridículo claro!! Mas isto é exatamente o que as pessoas fazem quando não têm um objetivo definido, ou quando quer ganhar massa muscular num dia e perder gordura no outro (ou os dois ao mesmo tempo). Terá que decidir na sua mente de uma vez por todas o que quer! “Uma mente decidida consegue uma dose extra de força”, escreveu Napoleão.

Tem que escolher um rumo concreto, faça um corte com o passado, tome uma decisão definitiva e siga-a até ao fim. Não deverá haver razão para dúvidas. Se por um lado quer perder gordura mas por outro está muito preocupado com a perda de massa muscular, isso irá sabotar os seus objetivos sempre.

A BASE

Cinco Refeições diárias para mulher e Seis refeições diárias para homens…ou então esqueça tudo definitivamente!!

A maior parte das pessoas com alguma consciência ligadas ao mundo do fitness já compreenderam a importância de comer frequentemente, porém julgam que conseguem o mesmo com 3 refeições diárias.

Comparar estas 3 refeições com 6 é como comparar um Porche 911 Turbo com um Carroça.

Sim, poderá conseguir alguns resultados com 3 refeições diárias bem planeadas, mas nunca chegará perto do seu potencial máximo (e irá demorar muito mais tempo a conseguir resultados) Quase todos os culturistas que conheço fazem variações na sua dieta baixa em hidratos de carbono.

Porquê? Porque reduzir os hidratos de carbono provoca vantagens hormonais e metabólicas que as dietas altas em hidratos de carbono não têm. Também eliminam a retenção de líquidos, dando aos músculos um ar seco e definido. Porém existe a forma correta e incorreta de usar este tipo de dietas.

VANTAGENS DE COMER FREQUENTEMENTE

1] Taxa metabólica rápida.

2] Elevados níveis energéticos.

3] Menos armazenamento de gordura corporal, as pequenas porções de refeição reduz a fome e os desejos. 

4] Estabiliza os níveis de açúcar no sangue e de insulina. Há mais calorias a serem utilizadas para o crescimento muscular.

5] Melhor absorção e utilização dos nutrientes.

Se pretende alcançar um nível mais avançado e ficar super elegante, tem que usar de todas as armas do seu arsenal para queimar gordura. Isto significa 5 ou 6 pequenas refeições por dia, ou então… ESQUEÇA!

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados para BIGMONSTRO

Aviso Legal: Recusamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações disponibilizadas através do site BIGmonstro, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação sobre temas da musculação, e cujos artigos expressam somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico nutricional ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um profissional devidamente credenciado em seu conselho regional. As informações fornecidas não são individualizadas. Portanto, um profissional deve ser consultado antes de se iniciar uma atividade física.