Não confunda definição com definhação.

10-11-2010 21:24

 

Uma das perguntas que me dá mais raiva em responder é: Com quantos kilos eu fico definido(a)? Já cansei de responder, o peso não tem nada a ver com definição.

Acho que deve ser difícil prá quem sempre foi acostumado a se pesar compreender esta idéia, mas o peso é só a medida do quanto nosso corpo é atraído pela gravidade da terra, você pode estar super definido e estar mais pesado que antes.


É por isso que sempre digo que o espelho é o melhor aparelho para medir a definição, melhor até que fita métrica, afinal ela não mede a qualidade dos seus músculos só o perímetro.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vou tentar colocar melhor o que acontece durante a definição, prá tentar parar de responder sempre as mesmas perguntas:








Primeiro: você deve reduzir o seu percentual de gordura corporal ao máximo, e para isso a dieta é fundamental, pode-se ainda recorrer ao auxílio de exercícios aeróbios, no máximo duas sessões por dia com duração de até 30 minutos, mais que isso se entra em catabolismo e você estará definhando.
Se o seu objetivo for competir é importante treinar as poses após os treinos, exercícios de isotensão, quem não faz ou nunca fez não imagina a quantidade de esforço que é necessária para segurar o músculo em sua contração máxima por alguns segundos.

Segundo: o Treino deve ser mantido sem muitas alterações, o que irá acontecer é que como você vai estar com baixa ingestão de calorias não irá conseguir levantar as mesmas cargas que antes, as repetições deverão ser em torno de 10 a 12 e com o mínimo possível de descanso.

Na última série de cada grupo muscular vá até a fadiga completa do músculo, isto é até o ponto em que não consegue mais levantar o peso, isso irá provocar o que se chama “sobrecarga metabólica”, ele força o glicogênio a entrar no músculo e ele leva junto 3 gramas de água prá cada uma dele.

Essa água é retirada do tecido subcutâneo e vai dar ao músculo a impressão de entumescimento, que aliado ao "afinamento" da pele pela desidratação irá dar a definição.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Terceiro: a hidratação é fundamental nesta etapa, como já expliquei aqui no Power-works, o nosso corpo possui uma série de dispositivos para assegurar a sua sobrevivência. E um desses dispositivos é a retenção hídrica.
Se o corpo perceber que irá faltar água ele para de eliminá-la e com isso ficamos inchados, para evitar isso devemos ingerir água a toda hora, em grandes quantidades, como não vai haver escassez o corpo para de armazenar, simples assim, quanto mais se toma menos se estoca.

Quarto: A dieta deve ser balanceada, existem mitos de cortar carboidratos, cortar proteínas, cortar gorduras, esqueça, mitos são mitos, os estudos provam que até a ingestão de carne vermelha, gema de ovos, leite, castanhas e azeite de oliva extra-virgem são necessários para manter nosso organismo funcionando perfeitamente mesmo durante a dieta.

Portanto se alimente a cada duas ou três horas procurando variar as fontes de carboidratos e proteínas, que podem ser:

Carboidratos: batata inglesa, batata doce, mandioca, arroz integral, milho verde, etc.

Proteínas: peito de frango, carne vermelha magra, carne suína, filé de peixe de preferência de escamas (pescada, sardinha), claras de ovos, etc.

Folhas verdes podem ser consumidas a vontade, já as frutas consuma preferencialmente pela manhã ou antes de treinar.

Quinto: A última semana antes da competição é a que realmente vai determinar a sua definição, suponhamos que a competição esteja marcada para o domingo, então treine pesado até só até a quarta-feira mantendo-se a mesma intensidade de treino.

Na quinta-feira pare com os treinos com peso e continue apenas com as duas sessões de aeróbios e o treinamento de poses.

No sábado e domingo estão o pulo do gato, corte o sal e a ingestão de proteínas, você não irá ganhar músculos agora, não se preocupe.
Aumente a ingestão de carboidratos, de preferência só a batata doce, diminua a ingestão de água pela metade.

Não faça nada, apenas descanse, é nesse período que toda a água que ainda está sob a pele irá para dentro do músculo junto com o glicogênio e alguma gordura.

Agora é só esperar ter boa sorte na competição, é só isso, você está preparado, é só caprichar no aquecimento antes de subir ao palco e driblar o nervosismo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Como você está em sobrecarga metabólica, sua pele vai estar mais fina e seu músculo mais irrigado, ele irá responder quase que imediatamente ao aquecimento, tornando-se ainda maior, e aumentando a definição, por isso nessa hora alguns atletas chegam a estar mais pesados do que antes da dieta, devido ao grande volume de líquido em seus músculos.


Como é uma sobrecarga metabólica ela não consegue se manter por longos períodos, mas nos ajuda a ficar mais definidos para uma competição, ou então para uma sessão de fotos prá guardar e mostrar pros netos: Olha como o vovô era grande!

 

Fontes: Experiência pessoal na aplicação dos ensinamentos do prof. Eugênio Koprowski
(treinador de altletas desde 1963 - editor do JM&F e fundador da NABBA Brasil)

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados para BIGMONSTRO

Aviso Legal: Recusamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações disponibilizadas através do site BIGmonstro, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação sobre temas da musculação, e cujos artigos expressam somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico nutricional ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um profissional devidamente credenciado em seu conselho regional. As informações fornecidas não são individualizadas. Portanto, um profissional deve ser consultado antes de se iniciar uma atividade física.