TREINO PARA MASSA NAS COSTAS

10-11-2010 21:51

 

                                                   

                                               

DICA 1:
Treine COSTAS duas vezes em uma semana e apenas 1 vez em outra. SEGUE O ESQUEMA:

SEMANAS 1 E 3 DE CADA MÊS:
SEGUNDAS: COSTAS[WORKOUT A]/OMBROS
TERÇAS: PERNAS/PANTURRILHAS/ABDOME
QUARTAS: OFF
QUINTAS: PEITORAL/TRÍCEPS
SEXTAS: COSTAS[WORKOUT B]/BÍCEPS/ABDOME
SÁBADOS: OFF
DOMINGOS: OFF

SEMANAS 2 E 4 DE CADA MÊS:
SEGUNDAS: PERNAS/PANTURRILHAS
TERÇAS: PEITORAL/ABDOME
QUARTAS: OFF
QUINTAS: COSTAS[WORKOUT C]/BÍCEPS
SEXTAS: OMBROS/TRÍCEPS/ABDOME
SÁBADOS: OFF
DOMINGOS: OFF

Objetivo: Em um ciclo de 14 dias as COSTAS seram treinadas 3 vezes fornecendo 11 dias de descanso para o mesmo. Cada WORKOUT para COSTAS vai trabalhar em diferentes angulos com Barra, halteres e maquinas. Aqui trabalhamos o trapezio no treino de costas com ENCOLHIMENTO DE OMBROS.

 

DICA 2:
Faça QUATRO SERIES para cada exercício da seguinte forma:

PRIMEIRA SERIE: 12 A 15 REPS – PESOS LEVES/MODERADOS
SEGUNDA SERIE: 10 A 12 REPS – PESOS MODERADOS
TERCEIRA SERIE: 08 A 10 REPS – PESOS PESADOS
QUARTA SERIE: 15 A 20 REPS – PESOS LEVES/MODERADOS

Objetivo: Variação total do numero de repetições e carga para estimular fibras brancas e vermelhas.  Para BARRA FIXA e HIPEREXTENSÃO LOMBAR faça quatro series com o maximo de reps possivel.

DICA 3:
Ao empurrar ou puxar a carga FAÇA MOVIMENTOS EXPLOSIVOS.[MAIS RÁPIDOS] e na fase NEGATIVA, quando você resiste a carga, FAÇA MOVIMENTOS LENTOS E CONCENTRADOS.

Objetivo: A FASE NEGATIVA é a parte mais importante, é nesta fase que você consegue estimular mais as fibras musculares.

DICA 4:

Os workouts e a melhor execução dos exercícios.

WORKOUT A:
PUXADOR COSTAS
REMO UNILATERAL
REMADA CABOS
HIPEREXTENSÃO LOMBAR

WORKOUT B:
BARRA FIXA
REMADA MAQUINA
REMADA CURVADA
ENCOLHIMENTO OMBROS

WORKOUT C:
PUXADOR COSTAS
REMADA MAQUINA
REMO UNILATERAL
REMADA CABOS

 

DICAS PARA MAXIMIZAR CADA EXERCÍCIO:

 

PUXADOR COSTAS

 

- Quanto maior o espaçamento das mãos, o enfoque se transfere para seção mais externa do dorsal, sob a axila. Este músculo que faz com que as costas fiquem largas.
- Quando o torso esta na posição vertical e a barra é tracionada verticalmente para baixo, você enfatiza a parte externa dos latíssimos.
- Quando você esta inclinado para trás[30% com relação o plano vertical], você enfatiza a parte inferior e interna dos latíssimos.
- Para maximizar o movimento: ALONGUE O LATÍSSIMOS NA POSIÇÃO MAIS ELEVADA, E CONTRAIA ESTES MÚSCULOS NA PARTE MAIS BAIXA DO EXERCÍCIO, MOVIMENTANDO OS COTOVELOS PARA BAIXO E PARA TRÁS, ATÉ ONDE FOR POSSÍVEL.

 

REMADA UNILATERAL

 

- Uma pegada neutra com o haltere paralelo ao torso funciona melhor. O haltere tenderá a colidir contra o torso, se for tentada uma pegada pronada ou supinada.
- A tração do haltere na direção do peito trabalha a parte superior do latissimo e trapézio inferior. O levantamento do haltere descrevendo uma trajetoria mais baixa, na direção do abdome, trabalhara os latissimos inferiores.
- Maximize a amplitude do movimento, alongando o latissimo na parte baixa do exercício e elevando o cotovelo até onde for possível na parte alta do movimento.
- Com o torso apoiado em um banco, fica reduzida a tensão incidente na coluna vertebral.

 

REMADA CURVADA

 

- O espaçamento das mãos com distancia igual ou menor que a largura dos ombros mobiliza a seção central e interna dos latíssimos, enquanto uma pegada mais aberta mobiliza os latíssimos externos.
- Uma pegada inversa[supinada]onde o torso das mãos esta para baixo.[pegada Dorian Yates],facilita o espaçamento mais próximo das mãos, enfatizando a extensão dos ombros e mobilizando a seção central e interna dos latíssimos. Nesta pegada o bíceps ajuda dando mais força para a remada.
- Puxar a barra até uma região mais elevada na direção do peitoral, vai trabalhar o latíssimo superior e trapézio. Se a trajetória da barra for mais baixa, fazendo contato com o abdome, serão trabalhados os latíssimos inferiores.
- Mantenha a coluna vertebral reta. A região lombar jamais deve ficar arredondada na tentativa de elevar ainda mais a barra. Este movimento tem grande chance de causar lesão.

 

REMADA COM CABOS

 

- Um maior espaçamento das mãos mobiliza a parte externa do trapézio.
- Um espaçamento menor, deixando as mãos mais próximas enfocará a parte interna do trapézio.
- Uma pegada pronada[com o dorso das mãos voltadas para cima], tende a visar o trapézio superior e médio.
- Uma pegada neutra[polegares apontando para cima] mobiliza o trapézio médio e inferior.
- Uma pegada supinada[com o dorso das mãos voltado para baixo], transfere o enfoque para o latíssimo do dorso.
- Tracionando os pegadores ou a barra na direção do seu peito, você vai mobilizar o trapézio.
- Tracionando os pegadores ou a barra em uma trajetória mais baixa, na direção do abdome, você vai trabalhar o latíssimo do dorso.
- Mantenha sempre as costas eretas e o torso vertical.

 

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados para BIGMONSTRO

Aviso Legal: Recusamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações disponibilizadas através do site BIGmonstro, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação sobre temas da musculação, e cujos artigos expressam somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico nutricional ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um profissional devidamente credenciado em seu conselho regional. As informações fornecidas não são individualizadas. Portanto, um profissional deve ser consultado antes de se iniciar uma atividade física.