Consumo de Proteína
25-03-2011 23:20
A turma mais jovem da maromba de hoje tem uma grande vantagem em relação ao pessoal, vamos dizer, mais antigo no negócio (e eu fico enquadrado nessa categoria dos coroas). Com o aparecimento e a popularização da internet, é cada vez mais simples e rápido que as informações se espalhem. E o interessante é que isso gerou um outro tipo de comportamento: a vontade de muita gente de soltar informações.
Os bodybuilders profissionais não ficaram de fora disso, e atualmente é possível encontrarmos bons artigos escritos pelo próprio atleta, ou até uma transcrição de tudo que foi dito em um determinado seminário encabeçado por algum desses profissionais, e ainda com mais um aspecto interessante, que é saber do próprio cara como ele treinava, comia e suplementava. O que fica de fora, por razões óbvias, é o uso de esteróides e outras drogas.
A pouco tempo, um grande símbolo do bodybulding profissional, o britânico Dorian "the shadow" Yates, seis vezes vencedor do título de Mr. Olympia, tem se mostrado bem disposto e acessível a quem se interesse por temas ligados a toda sua preparação na época das competições. E é sobre a relação entre Yates e a proteína que vamos tratar agora.
Curiosamente, Dorian, que teve seu auge nos anos 90, diz que raramente as publicações especializadas se interessavam pelo modo como ele comia, mas sempre buscavam informações sobre seus métodos de treino, o que era uma pena, porque segundo o próprio Yates, após sua primeira vitória como Mr. Olympia em 1992, o mutante inglês teve acesso a muitos técnicos e nutricionistas, e ele credita às dúvidas e sugestões que obteve com esse pessoal o principal fator para seu reinado olímpico.
Em relação a proteína, Dorian diz que o segredo é saber quais os melhores tipos de proteína para você, determinar a quantidade correta a ser consumida, e em quais momentos do dia.
O NÚMERO MÁGICO
Em seus seminários recentes, Dorian sempre é questionado sobre a quantidade de proteína que utilizava em sua época de competição. Para ele, não existe essa "verdade" de que só conseguimos absorver 30 gramas de proteína por refeição, a cada três horas. Houveram períodos da sua dieta que chegou a ingerir 500 gramas de proteína por dia, e segundo ele vários e vários bodybuilders fazem o mesmo nos dias de hoje.
A grande questão é saber diferenciar as atividades exercidas pelo atleta, seus objetivos, e claro, as drogas que farão parte do trabalho, e que garantirão que toda essa proteína seja absorvida e metabolizada.
Dorian dedicou grande parte de seu tempo de competição estudando os melhores usos das proteínas, e claro que já sabia o que todos nós também sabemos hoje: o correto seria de 1 a 2 gramas para cada quilo de peso corporal. O negócio é que o sujeito não estava nem um pouco interessado em fazer parte da maioria, mas se destacar, ser o campeão. A dúvida é se um excesso desse nutriente poderia ser bem absorvido. Yates foi achar essa resposta junto as pesquisas feitas com atletas de levantamento europeus, principalmente os da antiga União Soviética. Dorian viu que eles treinavam três vezes por dia, e em alguns caso até quatro, e não eram raros os treinos que totalizavam seis horas diárias. Peraí, peraí...e o tal do Overtraining? Esse pessoal acreditava que o overtreinamento podia ser evitado com uma alta ingestão de proteínas, indo de 4 a 6 gramas para casa quilo de peso corporal.
Já de posse desse tipo de informação, Dorian correu atrás de dois especialistas no assunto: Dr. Jim Wright, principal editor de ciências da revista Flex Magazine, e do já nosso conhecido Dr. Mauro Di Pasquale, o grande nome por trás da Dieta Metabólica. Com toda essa bagagem em mãos, Yates já estava com a certeza de que menos do que 3 gramas de proteína, mesmo em épocas de alta restrição calórica nas vésperas de competição, era idiotice. A coisa começava a partir desse número, 3 gramas.
DIETA DE BODYBUILDING X DIETA NORMAL
Ainda não satisfeito com as conclusões de sua pesquisa, Dorian resolveu dar uma estudada em dietas de outros tipos de atletas, mas logo percebeu um problema. Em outros esportes, o atleta pode perder algum peso nas vésperas da sua competição, principalmente nos esportes com várias categorias de peso. Mas mesmo assim a diferença não é assim tão grande, sendo quase toda a perda de água. No bodybuilding a coisa é bem diferente, e nesse universo a variação de peso pode ser enorme, entre o que o atleta pesa em off-season e o que vai pesar no pre-contest.
Depois disso tudo, Dorian já havia chegado a uma conclusão. Usaria 3 gramas de proteína para cada quilo de peso corporal total em seu período de off-season, quando pesava cerca de 136 a 137 Kgs. Isso ia dar mais de 400 gramas diárias no total, que seriam dividas em sete refeições.
Durante seu reinado como Mr. Olympia, Dorian chegou a subir essa quantidade, indo até 4 gramas para cada quilo de peso, mas constatou que era demais, dificultando mais ainda sua dieta quando entrava na fase de pré-competição (pre contest). Outro detalhe importante é que para subir essa quantidade de proteínas, Yates precisaria retirar carboidratos, que seriam substituídos pela proteína, e isso certamente comprometeria a qualidade dos treinos e sua capacidade de recuperação.
Um ponto importante para todos os marombeiros interessados em baixar seus percentuais de gordura, sejam competidores ou não, é manter a mesma quantidade de proteínas todo o tempo. Mesmo na fase de dieta, Dorian não alterava essa quantidade de proteína ingerida. Para conseguir o máximo de definição, ele reduzia a quantidade de carboidratos, mantendo cerca de 20% do seu total calórico como gordura. Na medida em que Dorian entrava em pre-contest, e a quantidade de proteína começava a ganhar destaque em termos de percentual, Yates procurava beber mais e mais água, porque já tinha constatado que essa alta quantidade de proteína tinha grande chance de causar desidratação, e alem disso, esse aumento de água é extremamente importante para a manutenção de todo processo anabólico. Nesse período Dorian ingeria de 6 a 7 litros.
PROTEÍNA SÓLIDA
Embora todos já saibamos de vários tipos de alimentos que servem como boas fontes de proteína, quando chega a fase da dieta, essas opções de comida, entre os competidores, diminui bastante. Yates usava peito de peru e de frango, carne vermelha magra (músculo ou patinho) e ovos (uma gema para cada quatro claras cozidas). Imediatamente após o treino, Dorian ingeria aproximadamente 25 gramas de proteína em um shake composto Whey Protein e Maltodextrina ou Dextrose.
A primeira refeição do dia era composta de 12 ovos, sendo três desses com as gemas, mais aveia e iogurte, e aqui já eram 60 gramas de proteínas. Nas outras refeições principais eram mais 80 gramas em cada, e vinham do frango, peru ou carne vermelha.
PROTEÍNA LÍQUIDA
Com três refeições sólidas, Dorian já conseguia 220 gramas de proteinas, e para chegar nas quase 200 restantes seria preciso o uso de shakes.
Yates diz que em 1992, quando se preparava para faturar seu primeiro Olympia, teve um grande aprendizado em relação ao uso de suplementos, e que se refletiria na sua condição do ano seguinte, 1993, ano em que o próprio Yates considerou seu melhor ano em termos de qualidade muscular. Logo após a vitória de 1992, Dorian foi convidado para uma sessão de fotos. Estando muito esgotado, ele aumentou a ingestão de carboidratos, mesmo sob o risco de que poderia perder alguma definição. Aproveitou também para mudar de suplemento. Até aquela época, ele apenas usava shakes de proteína isolada, mas havia decidido por fazer uma experiência passando a usar proteína concentrada, caseína e albumina. Após essas duas mudanças, para sua surpresa, ele havia ganho mais volume, e sem perda nenhuma de qualidade.
Uma possível explicação para isso é que uma dieta alta em proteínas, especialmente quando combinada com baixas quantidades de carboidratos, resulta em um ambiente de alta acidose, o que significa uma alteração no equilíbrio ácido-base do sangue. Esse quadro leva a um balanço negativo de nitrogênio, dificultando a síntese de proteína pelo organismo. Aumentando a quantidade de carbos na dieta, e passando para um tipo de whey de absorção mais lenta, Yates estava conseguindo reverter essa situação. Em relação ao whey isolada, como a absorção é tão rápida, muito dos aminoácidos acabam sendo usados na geração de energia, e com isso novo aumento de acidez no sangue. Fazendo a troca por formas de proteína de absorção lenta, fica bem mais difícil para o nosso organismo aumentar a acidez no sangue.
A partir de 1993, Yates passaria a ter um cuidado especial com os tipos de proteína que eram usadas em seus shakes. Durante o dia, Dorian passou a usar fontes de proteínas de absorção lenta, combinando whey concentrada com caseína ou albumina. Já no caso da whey isolada, ele passaria a usar três shakes, que eram tomados do seguinte modo primeiro logo antes do treino, o segundo durante, e o terceiro imediatamente no fim do treino. Desse modo, Dorian acreditava cobrir completamente toda e qualquer deficiência de aminoácidos, e com poucas chances de alterar o equilíbrio ácido-base sanguíneo.
CONCLUSÃO
Embora os estudos sobre o uso de proteínas na dieta continue a evoluir, nós já temos praticamente toda a informação necessária para saber como e quando usar certos tipos de proteína nas nossas dietas.
Tenha certeza de que você está ingerindo um mínimo de 2 gramas para cada quilo de peso corporal magro. Estude sobre as diferenças de absorção e de BVs (biological values - valores biológicos) entre os tipos que podem ser usados em seus shakes.
Seguindo tudo isso corretamente, será possível uma grande mudança em seu corpo em poucas semanas.
Questão de dieta é a parte mais individual que temos, não existe regra pois fisiologicamente falando a proteína seria mais benefica por ser a molecula construtora das fibras musculares, enquanto o carboidrato é o açucar que não é só energia também precursor da hormonio mais anabolico que temos "insulina" produzida no fígado.
Porém a quantidade para um atleta é indiscutivelmetne maior pela sua quantidade de massa muscular ex eles tem 80% da sua composição de musculos e o nutriente que manteria este tecido seria a proteína...
Os mitos sobre proteína, utilização de carboidratos são de aspectos individuais, cada pessoa tem uma quantidade x em gramas que manterá sua massa muscular, e relação a metabolismo algumas pessoas tem dificuldade em metabolizar nutriente x ainda não sabemos o porquê.
Tem inclusive doutores qeu denfedem tipagem sanguinea com dificuldades a metabolizar algum nutriente, porém não se tem comprovação, são teses.
NO que se refere alimentação o melhor é testar alimentos e quantidades, não tem como colocar regras gerais, em relação a fisiculturismo então piorou, pois cada um tem uma linha eles fazem testes ou quem não lembra do Jay que já entrou retido por entrar, e no outro ano estar melhor ou pior... é exatamente testes e erro e acertos na dieta.
ABRAÇO E BONS TREINOS!!!!
———
VoltarFORUM BIGMONSTRO
- REGISTRE-SE NO FORUM BIGMONSTRO!!
- www.bigmonstro.big-forum.net
- POSTE SUAS DÚVIDAS E CONTRIBUIÇÕES
- FORUM BIGMONSTRO, CLIQUE NO BANNER AO LADO>>>
- DEIXE SEU NOME NO LIVRO DE VISTAS
Dicas de treino
Treinamento de Dave Draper com 60 anos
02-06-2012 23:09———
Treino de 15 Minutos
02-06-2012 23:06———
10 Razões para não usar o agachamento no smith
02-06-2012 22:35———
Biomecânica: Formas de aumentar a carga do treino
02-06-2012 22:23———
A COLUNA VERTEBRAL SAUDÁVEL
01-04-2012 12:25———
Como Aumentar a Eficiência da Técnica Drop Set
01-04-2012 12:19———
Pesos livres contra máquinas: é um melhor que o outro?
01-04-2012 12:18———
Exercicios de Pescoço
01-04-2012 12:11———
Treino Completo em SUPER SERIES
01-04-2012 12:08———
Elaboração de um Programa de Treino
01-04-2012 12:04———
BIG BUMBUM COM DENISE RODRIGUES
02-03-2012 19:11———
Treino de musculação para definição muscular
02-03-2012 19:08———
Elaboração de um Programa de Treino
02-03-2012 19:08———
Série Gigante ou Equação do sofrimento
02-03-2012 19:07———
Treinando Costas com o Campeão Hélder Braide
02-03-2012 19:06———
Pilates (beneficios)
02-03-2012 19:05———
Dicas e macetes de exercícios
02-02-2012 18:21———
Número ideal de repetições
02-02-2012 18:20———
DESCANÇO ENTRE AS SERIES
02-02-2012 18:19———
TREINO HORA DO PESADELO
02-02-2012 18:18———
MAX-OT: Conheça melhor este método de treinamento
12-01-2012 21:27———
Drop-Sets [Guia]
12-01-2012 21:26———
HST (hypertrofy-specific training)
12-01-2012 21:25———
Amplitude de Movimento
12-01-2012 21:24———
10 Dicas de Treino para Hipertrofia e Força por Franco Columbu
02-12-2011 22:57———
BRAÇOS MONSTROS - Lee Priest
02-12-2011 22:54———
Treino Avançado de Tríceps
02-12-2011 22:51———
Coxas: Anterior e Posterior?
02-12-2011 22:49———
Método HIT
15-10-2011 22:08———
Meu peitoral não cresce!
15-10-2011 22:05———
Musculação - Overtraining, disformia muscular e vigorexia
07-10-2011 21:29———
O Tempo Certo Para Fazer Aeróbicos
23-09-2011 21:12———
O segredo para ver seu abdomem. Mitos vs fatos
23-09-2011 21:10———
Treino - Metodo FST-7
13-09-2011 21:48———
Adquira Costas de um Campeão
04-09-2011 13:22———
Levantamento Terra (Deadlifts) – Técnica Adequada
04-09-2011 13:19———
Musculação Feminina
27-08-2011 21:46———
Treinando Sozinho no Banheiro
24-08-2011 22:27———
Conheça os Métodos de Treino: Isométrico, Isocinético e Pliométrico
12-08-2011 22:35———
Seis Princípios Para Você Crescer!
04-08-2011 19:41———
PHAT: Power Hypertrophy Adaptive Training - Layne Norton
25-07-2011 22:23———
BIG BICEPS TREINAMENTO
15-07-2011 21:07———
Treino - Metodo '5x5'
07-07-2011 20:18———
A Verdade sobre Enormes Braços
27-06-2011 21:58———
Os 10 exercícios mais pesados da musculação
17-06-2011 19:02———
———
Ativação das fibras musculares
05-06-2011 23:24———
20 Princípios HIT 1 ao 10
05-06-2011 23:21———
Aumente a INTENSIDADE AGORA
05-06-2011 23:19———
———
———
Como Perder Gordura Localizada
07-05-2011 19:13———
Ganhe 3cm de braço em 24hs
07-05-2011 19:11———
TREINO DE GLÚTEOS
07-05-2011 19:09———
AGACHAMENTOS DE 20 REPETIÇÕES - UMA SOLUÇÃO RADICAL
29-04-2011 23:59———
Modelo de criação para treino: Ombro
20-04-2011 19:25———
UMA BREVE INTRODUÇÃO AO FST-7
20-04-2011 19:23———
Hipertrofia Sarcoplasmática x Miofibrilar
20-04-2011 19:18———
O treino Westside
07-04-2011 23:35———
Guerrilha CARDIO !
20-03-2011 16:22———
———
Método SuperLento ou Super Slow - (resistência muscular e hipetrofia)
08-03-2011 18:41———
———
Máxima sobrecarga muscular no menor tempo possível.
08-03-2011 17:29———
———
Treino de Hipertrofia de Duplo Fator
12-12-2010 22:10———
Pesos Livres vs. Aparelhos
05-12-2010 22:13———
———
———
———
———
Não confunda definição com definhação.
10-11-2010 21:24———
———
———
Técnicas avançadas para hipertrofia muscular
23-10-2010 13:44———
Treinamento de alta intensidade VS hipertrofia
23-10-2010 13:40———
Filosofia de treino do grande Dorian Yates
12-10-2010 22:55———
Treino fullbody – Stuart McRobert
03-10-2010 10:47———
10 Dicas para braços gigantes
26-09-2010 17:32———
ESTRATÉGIAS - Sistema S.A.I.S para Massa
16-09-2010 23:36———
As 20 melhores dicas de Charles Poliquin
11-09-2010 23:17———
O que é HIT ?
11-09-2010 22:32———
Vascularização, aprenda a otimizar o seu fluxo sanguíneo!
04-09-2010 22:04———
3 Coisas Que Você Precisa Entender Sobre Definição
03-09-2010 23:44———
ESTRATEGIAS – TREINANDO ATÉ A FALHA MUSCULAR
30-08-2010 23:15———
4 Dicas Rápidas para Diminuir a Perda de Músculo
28-08-2010 19:18———
ESTRATEGIAS – Aprenda sobre REPETIÇÕES FORÇADAS
28-08-2010 18:05———
DICAS – Aprenda sobre DROP SETS e SUPERSETS
28-08-2010 17:44———
Todos os artigos———
Dicas de Alimentação
Como Ganhar Massa Muscular Sem Ganhar Gordura
01-04-2012 12:41———
Ganho de massa muscular surpreendente
01-04-2012 12:39———
Você corta todas as gorduras da dieta ? ERRADO!
01-04-2012 12:37———
Alerta sobre a soja
01-04-2012 12:34———
PROTEINA X RINS
01-04-2012 12:31———
CARB. ALTO, MODERADO OU BAIXO PRA MELHOR DEFINIÇÃO MUSCULAR
02-03-2012 19:01———
Chocolate preto mostra melhora Hipertensão e Colesterol!
02-03-2012 19:00———
GOMAD ou BULL
02-03-2012 18:59———
A vitamina D melhora a qualidade muscular
02-03-2012 18:57———
Proteínas: Bombe Esta Ideia e Sua Dieta
02-03-2012 18:56———
Gorduras Boas = Gorduras necessárias!
02-02-2012 18:27———
Uma perspectiva negativa sobre o ARROZ
02-02-2012 18:27———
Ingerir carboidratos a noite não engorda
02-02-2012 18:26———
A cafeína como recurso ergogênico nos exercícios de endurance
02-02-2012 18:25———
DIETA MARIUSZ PUDZIANOWSKI BY NUTRICAO DESCOMPLICADA
02-02-2012 18:24———
A Dieta de South Beach
12-01-2012 21:34———
Queimadores de Gordura, Lipólise e Lipogênese
12-01-2012 21:32———
Conheça os 3 Passos para a Definição Muscular
12-01-2012 21:32———
EMAGREÇA SEM DIETA
12-01-2012 21:30———
Os 06 Melhores Suplementos para Ganhar Massa Muscular
12-01-2012 21:29———
Torne a sua alimentação mais Saborosa e Nutritiva com Temperos
02-12-2011 22:47———
Como os Magrelos podem ganhar peso
02-12-2011 22:44———
Conheça cada um dos aminoácidos e suas funções no corpo!!!!
02-12-2011 22:41———
FALTA DE DISPOSIÇÃO? TOME TERERÉ
15-10-2011 22:13———
DAA: D-Aspartic Acid testo booster do momento
15-10-2011 22:11———
A zona cinzenta da creatina
07-10-2011 21:33———
BATATA DOCE, O CARBO DO ATLETA
23-09-2011 21:21———
CAFEÍNA – BENEFÍCIOS, MANEIRAS E CUIDADOS NO USO
13-09-2011 21:52———
FST-7 DIETA CORRETA A SER UTILIZADA
04-09-2011 13:26———
Ganhar Massa Muscular
27-08-2011 21:42———
Comer Devagar É Anabólico
24-08-2011 22:35———
Calorias necessárias para ganho de massa muscular e/ou perca de gordura
12-08-2011 22:39———
7 Alimentos que elevam a Testosterona Naturalmente
04-08-2011 19:46———
Os Dez Maiores Mitos Da Nutrição Pós-Treino - Por Dave Barr
25-07-2011 22:27———
Abacate possui nutrientes benéficos e necessários
15-07-2011 21:11———
Comer e Beber Líquidos ao Mesmo Tempo Engorda?
07-07-2011 20:32———
PROTEINA X RINS
07-07-2011 20:21———
Oito alimentos que você deve comer todos os dias
27-06-2011 21:53———
Eliminar a Gordura da Dieta pode Gerar mais Gordura
27-06-2011 21:50———
Vitaminas, para que devo utilizá-las e quais são as suas funções?
17-06-2011 19:21———
Terapia Ortomolecular e Radicais Livres
17-06-2011 19:17———
A DIETA QUE FUNCIONA COMO UM ESTERÓIDE ANABOLIZANTE
05-06-2011 23:45———
11 alimentos que ajudam a construir os músculos
05-06-2011 23:42———
Álcool: Inimigo da dieta e da musculação
05-06-2011 23:29———
ESQUEMA DE REFEIÇÕES PARA MUSCULAÇÃO
19-05-2011 20:10———
O QUE COMER ANTES E DEPOIS DO TREINO - POR: PROF. WALDEMAR GUIMARÃES
19-05-2011 20:07———
6 Vitaminas Que Vão Multiplicar Sua Energia
07-05-2011 19:07———
Como Melhorar a Absorção da Vitamina C
07-05-2011 19:06———
Tudo o Que Você Queria Saber Sobre a Vitamina C
07-05-2011 19:04———
GRUPOS ALIMENTARES
07-05-2011 19:02———
Azeite contra barriga e doenças
20-04-2011 19:15———
Atum e salmão protegem o coração e espantam o mau humor
20-04-2011 19:12———
Dieta do tipo sangüíneo
20-04-2011 19:08———
———
———
Estratégias Nutricionais para Aumento da Massa Muscular
20-03-2011 15:24———
———
———
O balanço ácido-base de nossa dieta
12-12-2010 22:26———
Óleo de oliva e testoterona
05-12-2010 22:28———
10 Vitaminas Para Quem Pratica Musculação
27-11-2010 23:17———
———
———
aspectos bioquímicos, metabólicos, moleculares e suplementação
30-10-2010 20:24———
Bulking para ectomorfo
17-10-2010 21:34———
Dificuldade em montar uma dieta? veja essas dicas!
12-10-2010 22:37———
Nutrição esportiva básica
03-10-2010 10:38———
O que comer antes e após o treino de musculação?
26-09-2010 17:56———
NUTRIÇÃO – Melhores Alimentos para Culturistas
20-09-2010 23:30———
Aprenda a perder gordura e ganhar músculos com a Dieta Cetogênica Cíclica
11-09-2010 22:38———
NUTRIÇÃO – BATATA DOCE para CULTURISTAS
03-09-2010 23:56———
NUTRIÇÃO – Dicas para SECAR e DEFINIR
30-08-2010 23:30———
Linhaça: conheça mais
29-08-2010 16:41———
NUTRIÇÃO – Aprenda sobre GORDURAS
28-08-2010 21:21———
Todos os artigos———
Questionário
Qual seu exercício preferido para bíceps?
Questionário
Na sua opnião, qual a melhor divisão para hipertrofia?
ABCDE - músculo treinado 1x na semana (207)
ABC 2X - músculo treinado 2x na semana (126)
ABC 1X (144)
AB OFF CD (107)
Total de votos: 584
BIGMONSTRO
CONFIRAM AS FOTOS DO MR OLYMPIA 2010, NA GALERIA DE FOTOS DO SITE BIGMONSTRO!!!